Eu já sabia
“Parece que sempre, na dúvida, surge uma mão amiga, mas contra os times paranaenses. Se sobrar entre “os 13 pilantras” e o Atletico, vão olhar no fundo do poço e ao invés de nos estenderem as mãos, irão afundar nossa cabeça até nos afogarmos na segunda divisão”.
Assim como o colunista Sérgio Surugi escreveu, eu já venho prevendo essa tragédia desde as rodadas em que o Atlético vem namorando a zona do rebaixamento. Mas justificar uma tragédia em dezembro por decorrencia disso é no mínimo conformismo.
Não dá pra aceitar, justificar uma segunda divisão por motivos de arbitragem, fator extra-campo, favorecimentos a terceiros, etc.. O Atlético ontem foi o mesmo dos últimos jogos. Inoperante no ataque, sem criatividade no meio campo e inconsistente na defesa. A expulsão do Rodolfo foi por extrema inesperiencia. E sempre lembrando: choveu para os dois times, o Internacional etava melhor o jogo inteiro e o Viafara vinha sendo o nome do jogo.
É inegável que uma arbitragem tendenciosa revolta. Revolta porque são erros crassos de arbitagem, absurdos, por pura inacuidade técnica e por que não dizer má fé? Não se sabe ao certo. Não podemos afirmar. Mas fica a dúvida. Só precisamos, antes de tudo, refletir um pouco. vejamos um exemplo: É justo o Internacional alegar que perdeu o titulo brasileiro para o Corinthians em 2005 por um penalti absurdo não marcado e a expulsão de Tinga? Depende do ponto de vista. Naquele dia, ficou evidente que o resultado foi influenciado por fatores externos. Porém na última rodada daquele campeonato o mesmo Internacional, ainda com chances levar o caneco, não teve competência para vencer os rebaixados coxas na última rodada. Não foi um único jogo que tirou o título dos gaúchos, mas uma sucessão de pontos perdidos. Os mesmos colorados perderam uma partida em Cascavel para o Paraná Clube. Seria a liderança deles naquele ano.
Alegar que vamos cair por sermos garfiados como ontem é outro absurdo. onde estão os outros tantos pontos perdidos no campeonato? Todos eles foram roubados? Por isso estamos na zona do rebaixamento?
É bom frisar: não defendo o que ocorreu ontem. É absurdo. É insano. Tira a magia do esporte. Coloca numa partida um fator aleatório para decidir as partidas. Depois que surgiram boatos de manipulação de resultados já não acredito mais na idoneidade moral dos homens do apito.
Entretanto, gostaria muito de ser um atleticano hoje como foram os colorados em 2005: hoje eu queria chorar pelos pontos que me roubaram o título brasileiro e não que me sucumbem na segunda divisão.