Fica, Ney Franco
Como é bom sentir o gosto da vitória que ainda está dominando o espírito atleticano. Ainda mais uma vitória sobre nosso ex-rival. Digo ex-rival porque realmente não considero o Paraná nosso rival nos últimos anos e ainda mais futuramente, com nosso patrimônio, diferença técnica e provável rebaixamento do Tricolor para a segunda divisão para nunca mais voltar.
Mas não é a razão pela qual estou escrevendo esse texto, e sim para falar sobre nosso técnico Ney Franco. Não sei se todos concordam comigo, mas desde a saída de Geninho que não via um técnico tão bom, conhecedor de estratégias, comandando nosso futebol. Incrível a diferença do time do que Ney pegou (onde todos devemos concordar, não tem um ótimo elenco), do que o time é agora. A sensação que passa por todo atleticano, pelo menos pela minha parte, por incrível que pareça, que é possível ganhar todos os jogos daqui em diante. Feito quase impossível, mas só esse sentimento basta para mim. Tenho certeza absoluta que o time não cai para a segunda divisão, como tenho certeza que uma das vagas para a Sul-Americana é nossa, façanha que poucos acreditavam alguns meses atrás.
Um técnico que não esconde o jogo, fala abertamente sobre o que pensa do time, de como está jogando, das opções táticas, em resumo: não tem desculpas prontas e nem vive de ilusões. Conseguiu pegar um time mediano e torná-lo respeitável novamente. Pegou os melhores jogadores, escolheu o melhor esquema tático e colocou pra jogar. Sem preocupações com ninguém ou com a imprensa (que eventualmente sempre quer colocar fogo, mas sem sucesso, no ambiente atleticano).
Mesmo com brigas antigas com o Claiton, o tornou um jogador imprescindível para o time, sendo inclusive capitão do último jogo. Recuperou o Rogério Côrrea na melhor hora possível, assim como o Netinho (dando a 10 para o garoto adquirir confiança). Trouxe para jogar também o ótimo Antônio Carlos… Em resumo, é um excelente motivador com conhecimento de futebol. É um time que sempre está levando gols (o que precisa ser consertado), mas enquanto levar esses gols, porém fazer mais gols no ataque, estou satisfeito. Imagina quando o Alex Mineiro for incorporado nesse time? Imagina o terror na zaga adversária?! E por incrível que pareça, com várias opções de reposição e mudança tática.
O ex-presidente do Flamengo até confessou que, por ele, o Ney Franco seria o treinador do Flamengo para sempre. E por isso fica aqui o meu pedido, se concordarem, de que tenha um sacrifício por parte da diretoria em renovar o contrato do treinador, assim como a torcida tem que se mobilizar para que isso aconteça. Chega de invenções, chega de jogar toda uma pré-temporada fora, ou até pior, jogar todo o primeiro semestre fora, como está acontecendo nos últimos anos. Não existem muitos treinadores melhores que Ney no Brasil. Os outros treinadores que gostaria de ver no meu time têm probabilidades ínfimas de que possam tão cedo ser treinadores do Atlético (Luxemburgo e Muricy). O outro é o Geninho, mas é mais fácil renovar com um treinador do que tirar outro de um time da primeira divisão. Eu não estou dizendo que ele é infalível, afinal, como todo treinador tem suas preferências, mas é impossível agradar a todos. Mas que ele é um ótimo treinador, é verdade. Fica aqui então o meu apelo: Fica, Ney Franco!
PS: queria também dar os parabéns pela brilhante e excelente campanha que a Furacão.com está fazendo, tanto na parte motivacional dos torcedores, quanto no show de informações que vocês estão proporcionando. Vocês conseguiram elevar ainda mais o ótimo nível que já tinha o site. Meus parabéns!