Quero ser grande
Sábado, dia de contrastes: de um lado a apresentação do projeto da nova Arena para a Copa-2014. Luzes, marketing, gravatas, holofotes, coisas com as quais temos associado o nome do Atlético nos últimos anos. Do outro lado, no começo da noite um Atlético bisonho era massacrado no Recife.
O Atlético quer ser grande, mas a cada dia que passa mais me convenço que aquele detestável joprnalista torcedor do Santos estava certo: Atlético?Time pequeno…
A entrada no mundo dos grandes clubes não se conquista só com declarações bombásticas e jogadas de marketing.Que a diretoria tem trabalhado sério nesse anos todos ninguém seria louco em negar,mas está na hora de olhar com mais carinho para o time de futebol que é a razão da verdadeira grandeza de um clube como o CAP.
Será que ao invés de manter “trocentos” cabeças de bagre não teria sido melhor ter mantido dois ou três craques e ter pagado salários maiores e evitado brigas judiciais?
O desempenho do CAP em jogos fora da Baixada já estourou a paciência de qualquer um.Todo fim de semana que o CAP joga fora com quem quer que seja é a mesma coisa, é o mesmo drama e uma certeza ao final – derrota.
Time grande é respeitado onde joga e se impõe, enfrentando de igual para igual seu adversário onde quer que esteja.Nem que perca, mas pelo menos com garra, lutando, mordendo.
Já não é de hoje que o Atlético tem perdido jogos fora para times inferiores tecnicamente.Em 2004, perdeu o título mais ganho do mundo por causa disso.Derrota para o São Paulo com nove jogadores, batalha de Erechim,etc.Essas coisa têm de ser lembradas sim!Não é possível que o CAP queira ser grande, montando mega-arenas e comportando-se como cão vira-lata toda vez que sai de Curitiba.
A sorte nossa é que serão seis jogos em casa e nestes o time tem a OBRIGAÇÃO da vitória, porque fora daqui jogando amedrontado como jogou no Recife, louco para voltar para Curitiba, o CAP nada conseguirá.Ou melhor, conseguirá sim – um lugar na tenebrosa segunda divisão.
Para 2008,senhores, vamos repensar o time e certos objetivos.Vamos pensar como time grande.Depois do partidaço que fez contra o Paraná, porque sacaram o Rhodolfo do time?A zaga estava perfeita e voltou a ser a peneira de sempre.Tem jogadores que não tem a mínima condição de vestir a camisa rubro-negra.Enxuguem esse elenco e dêem ênfase à qualidade técnica.
E vamos parar com isso de estabelecer prioridades como Copa do Brasil e torneios sulamericanos de segunda categoria.O CAP quer ser grande então tem que provar lutando contra os rivais locais que é o melhor.Tem que ganhar o campeonato parananense.Encarar o coxa de frente, o Paraná de frente.Chega de fugir da responsabilidade.Depois entre com força no campeonato brasileiro de 2008 e prove que é o melhor ou que está entre os melhores para jogar Libertadores.Derrote o São Paulo, o Inter, o Santos, etc.
Às vezes parece que o CAP quer viver num mundo só dele, disputando com aquela cara de arrogância um torneio com times desconhecidos para dizer que é o melhor.Nada disso!Está na hora desse time provar que é grande mesmo.E no campo de luta contra rivais de verdade.