Futebol , este desconhecido…
Comecei a ir na Baixada ainda garoto. Apesar de meu pai não ser rubro-negro, como bom pai ele me levava ao estádio. Ia também com colegas do colégio. Claro que de início não conseguia distinguir um bom jogo, um bom jogador. Bastava pra mim a festa da torcida e a alegria na hora do gol.
Ainda hoje confesso que não sou um estrategista, nem tenho uma leitura perfeita do jogo, como alguns pretender ter. Mas já sei distinguir entre um jogador ruim e um bom, entre um esquema tático ruim e um bom.
Tem certas coisas, que de tão evidentes, até meu filho de dois meses, se já pudesse falar, estaria me perguntando:
– Pai, se a zaga que vinha jogando não tava levando gols, e quando o tal Danilo voltou levou cinco, porque quem sai do time é o Rogério Corrêa??
– Se o gol é o mais importante do jogo, e o Pedro Oldoni é ruim de bola mas sabe fazer gols, porque ele tá no banco??
– Será que com um zagueiro a mais que os outros times, a gente tem chance de dominar o meio campo? E com um atacante a menos temos chance de dominar o ataque?
– Porque mandamos embora uns jogadores mais ou menos ruins pra ficar com outros piores?? E afinal porque ficamos pagando salário dos ruins são eles não servem nem pra ficar no banco??
Faço coro as perguntas que ele faria…que um monte de gente deve estar fazendo….e não tenho as respostas.. Alguém sabe responder???
ps. Quatro anos de Bahia, primeiro de pay-per-view. O jogo era mais bonito no rádio e na Internet……