Chance de classificar para Libertadores é de 2%
O sonho parece improvável, mas não é impossível. A recuperação atleticana no Campeonato Brasileiro aproxima cada vez mais o Furacão do chamado G4, o grupo dos quatro primeiros colocados na competição que garantem vaga para a Copa Libertadores 2008.
Hoje, o Furacão ocupa a 10ª colocação, com 45 pontos. Pela classificação atual, São Paulo, Palmeiras, Cruzeiro e Santos estariam garantidos na competição continental (além do Fluminense, campeão da Copa do Brasil). A diferença que separa o Rubro-negro do Santos (hoje 4º colocado) é de sete pontos.
Em análise para o portal GloboEsporte.com, o matemático Tristão Garcia afirma que o Furacão ainda tem chances de sonhar com a Libertadores. As chances são mínimas, apenas 2%, já que além de vencer os seis jogos que ainda resta no Brasileirão, precisa torcer por tropeços dos demais concorrentes (em especial Palmeiras, Cruzeiro, Santos, Grêmio, Flamengo, Fluminense, Figueirense e Botafogo).
A vantagem atleticana é que dos oitos times que brigam com ele por uma das vagas, o Furacão joga contra três deles (Cruzeiro, no Mineirão; Grêmio, na Kyocera Arena; e Flamengo, no Maracanã).
Do Atlético-PR para baixo as chances são apenas matemáticas, mas dificilmente irão se concretizar. É preciso vencer todos os jogos e ainda torcer por derrotas de três dos cinco candidatos mais fortes. No entanto, enquanto há possibilidade, tem que haver esperança, disse Tristão em entrevista ao GloboEsporte.com.