Show de equívocos
Mais um equívoco. Foram 3 anos de equívocos graves da diretoria atleticana: 2006, 2007 e 2008. Alguns exemplos do que foi colhido nesses anos:
(i) desgastes desnecessários com a torcida
(ii) desgastes desnecessários com a imprensa
(iii) postura arrogante que gera antipatia de diversas outras torcidas
(iv) brigas e comportamentos imaturos de dirigentes contra outros clubes nacionais
(v) experimentos arriscados com treinadores questionáveis
(vi) transações de jogadores importantes em momentos críticos
(vii) perdas de patrocinadores importantes
(viii) contratações equivocadas e formação de equipes pouco competitivas
(ix) algumas atitudes anti-éticas
(x) foco excessivo em assuntos diferentes do ponto principal: um time forte
E a lista poderia continuar, meus camaradas. Enfim, vamos falar da demissão do treinador Ney Franco, que tocam alguns pontos acima. Apesar de alguns erros importantes cometidos, considero o Ney Franco um bom treinador, que fez um time competitivo no final do ano passado e no início deste – quando tinha bons jogadores a disposição. E a diretoria o demite antes de repor esses jogadores que sairam. E demite quando não havia pressão significativa da torcida contra o Ney – basta ver a pequisa da Furacao.com. E demite um cara ético, que pretendia cumprir o contrato até o final do ano, recusando propostas muito melhores do ponto de vista financeiro.
E isto meus camaradas, é muito diferente de muitos outros técnicos que nos abandonaram sem a menor vergonha em momentos cruciais, quebrando contratos por interesses financeiros. E isso meus camaradas tem um nome simples: ética. É uma palavra importante em nossas vidas sob todos os aspectos. Palavra importante em todas as profissões, vai muito além do futebol. E aqui novamente a diretoria se equivoca. Pecando em não identificar as verdadeiras causas do problema e – o que é muito pior – agindo de forma anti-ética contra alguém que nos demonstrou muito respeito e competência quando tinha jogadores de bom nível a sua disposição.
Infelizmente o show de equívocos continua. E isso vai nos afundando em um jejum de anos sem títulos e nos transformando em verdadeiros sofredores. Obrigado Ney, boa sorte e muito sucesso no seu próximo clube. E que você seja tratado com a ética e respeito que você merece. Roberto Fernandes: seja muito bem vindo, a torcida atleticana lhe recebe de braços abertos. Mas fique atento com a gente lá de cima e, acima de tudo: não espere muita ética de lá…