Analisar e refletir
Diferente da maioria dos torcedores e da imprensa (que pra mim quase a totalidade não tem valor algum), na minha opinião, a culpa pelos maus resultados que temos conquistado não é do técnico Roberto Fernandes, assim como a perda do campeonato Paranaense também não deve ser atribuída ao ex-técnico Ney Franco. Acho que ambos são bons técnicos e já demonstraram sua qualidade em outros times (o Ney Franco inclusive no Atlético no campeonato Brasileiro do ano passado e no começo do campeonato Paranaense deste ano). Porém temos a péssima mania de que se um time não está conseguindo os resultados esperados (vitórias) o culpado é o técnico e este deve ser trocado como solução de todos os problemas.
Antes que qualquer coisa, gosto muito do Geninho e acho que foi dos melhores treinadores que tivemos assim como o Levir Culpi, haja vista as campanhas alcançadas por esses treinadores em nosso time e também em outros. Poderia citar outros (Vanderlei Luxemburgo, Paulo Autuori, Muricy Ramalho os quais considero bons técnicos, mas com caráter duvidoso). Porém a profissão de técnico de futebol é muito ingrata, pois em um dia você é Rei um Estrategista e recebe propostas tentadoras e no outro é um FDP, Burro, etc…
Por exemplo, hoje quando estávamos ganhando do Inter, mesmo não apresentando um ótimo futebol, éramos apenas razoáveis, no primeiro tempo não apresentamos nada de especial nem o Inter, que por sinal tem um time bem fraquinho (para uma equipe que há pouco tempo foi campeã do mundo). Se repararem no segundo tempo, voltamos visivelmente melhores e com mais vontade de jogar (demonstrando o bom trabalho do técnico), que enxergou as deficiências do adversário e colocou a sua equipe para atuar nessas falhas. Mas como o Roberto Fernandes declarou, ele está roendo o osso, pois o filé mignon vem na abertura da janela para transferências estrangeiras, com a recuperação de atletas machucados e outros que estão adquirindo melhor condicionamento físico. Essa frase não deve ser interpretada e manipulada (como a maioria da imprensa tem feito com o nosso Atlético), dizendo que os jogadores que estão atuando hoje são péssimos jogadores. Mas no momento da troca do Joãozinho pelo Renan, não teve qualquer critica ao treinador somente aplausos a ele e ao Joãozinho (que está melhorando aos poucos, mas está longe de ser um atacante para o nosso time, na melhor das hipóteses a segunda ou terceira opção para compor o banco de reservas). Pouquíssimos minutos após a mudança de jogadores e por infelicidade de tomarmos o gol ele passou a burro, FDP, etc… Mas me digam, como Roberto Fernandes ou qualquer outra pessoa que não tenha o poder da prever o futuro iria imaginar que o Renan entraria tão mal no jogo (já que foi muito bem contra o Gaymio em Porto dos rapazes Alegres, mesmo jogando improvisado) ou que iríamos tomar outro gol em uma jogada de escanteio, onde temos uma zaga formada por 3 zagueiros altos, 3 volantes (naquele momento) bons cabeceadores, o Julio dos Santos que é alto (só demonstrou alguma coisa na sua estréia diante do Santos, apesar de parecer que manja da coisa e só está fora de ritmo) e do Galatto que sai muito bem do gol e é um ótimo goleiro???
Por essas coisas que digo que não deveríamos mudar de técnico, porque senão o novo terá que começar outro trabalho, novo planejamento e já estamos quase na metade da competição e próximos de disputar a Sul-americana onde enfrentaremos os Bambis…. Além de corrermos o risco de contratarmos um técnico que seja pior (Casemiro Mior, Givanildo, Artur Neto, Flavio Lopes, etc…)
Portanto meus caros acredito que se fosse pedir mudanças, pediria que viessem reforços de qualidade comprovada (que não necessitassem entrar em forma ou que viessem apenas para compor o elenco).
Pediria também apoio geral da torcida, pois parte dela ao invés de incentivo faz apenas criticas (alias voltarei a ficar ao lado da torcida Os Fanáticos, porque na GV Inferior próximo à entrada 109 onde tenho a minha cadeira, se tornou insuportável assistir nosso time… é só reclamação, xingamento, criticas o tempo todo, e nenhum grito de incentivo… parece a torcida do coxa).
E por favor, não repetam apenas o que é dito pela crônica esportiva e pensem e analisem mais e melhor as coisas antes de falar bobagens tecendo criticas sem base em nada. Pois acho absurda qualquer comparação entre Roberto Fernandes e Givanildo.
Bem deixo pra falar mais outra hora, pois agora já é 1h da matina e tenho que acordar cedo (hoje ainda) para trabalhar.