Vamos criticar…mas para melhorar, minha gente
Antes de iniciar meu comentário sobre o nosso time e a forma como atuamos hoje em Recife, gostaria de salientar que precisamos tomar cuidado com as criticas que nós Atleticanos de verdade escrevemos aqui nesse nosso espaço, pois temos que aqui tecer, a meu ver, criticas positivas, principalmente em virtude da situação delicada que nossa equipe atravessa no Campeonato Nacional desse ano.
Gostaria de me ater a dois pontos que julgo serem necessários serem analizados com relação a nossa equipe.
O primeiro, e tem a ver com o jogo de hoje em Recife, diz respeito ao elenco que nosso treinador tem nas mãos.
É sabido de todos que grande parte dos atletas que estão jogando, estão sendo conhecidos agora pelo Sr. Roberto Fernandes, e dessa forma fica óbvio que não temos o mínimo direito de criticá-lo ao escalar esse ou aquele jogador como titular, ou fazer essa ou aquela substituição. Se ele fosse um Vanderlei Luxemburgo e se nós fossemos um Palmeiras, por exemplo, ele teria chegado no inicio da temporada e teria nos passado uma lista de atletas que ele gostaria de contar, e além disso, ele ainda teria diversos olheiros pelo Brasil e pelo mundo afora procurando jogadores para ele. Mas não…chamamos o Sr. Roberto Fernandes com o barco andando e falamos pra ele: – esta aí nosso elenco…trabalhe…escale os melhores, de padrão de jogo ao time que vai escalar, só que cuidado…perder 2, 3 seguidas, voce cai…novos jogadores. só se cairem do céu, de graça…e quando vem algum assim, hummm…vem cada ‘coisa’ …
Temos que lhe dar tempo, e creio que ele sabe muito bem ‘ver’ a partida, pois seus comentários nos intervalos das partidas sempre me demonstraram conhecimento e que ele sabe realmente o que a equipe deve fazer…só que entre ele saber, pedir, explicar e os atletas fazerem em campo é algo bem distante. Sem um elenco na mão, com atletas de bom quilate, fica dificil, ou melhor, é impossivel. Mas creio que aos poucos, conhecendo um pouco mais, um poucos de cada atleta, ele vai saber tirar o maximo de cada um deles. Por exemplo, é evidente que o Joãozinho é bom de bola…tem bom dominio, se desloca bem. toca bem a bola…mas creio que de meia-avançado ele renderia mais…só que para isso precisariamos de um bom matador…mandamos o Marcelo Ramos embora e não temos outro a altura…creio que precisamos urgente de um bom matador, para trazermos o Joãozinho para a meia, e assim mantermos o Ferreira no meio, vindo com a bola dominada para tabelar com os 2 homens de frente.
Tambem creio que nosso lateral esquerdo ( ou ala esquerda, como queiram )é bom, mas é tambem muito afoito…precisa saber, e aprender urgentemente, que antes de qualquer coisa ele tem que ser um bom marcador…e descer na boa…não na louca como ele anda fazendo…até talvez pudesse ser tentado do lado esquerdo algo que as vezes o São Paulo faz, com dois laterais jogando ao mesmo tempo…
O outro item que gostaria de comentar é que o Internacional está trazendo o D´Alessandro, o São Paulo fala em Daniel Carvalho, e nós trouxemos um cara das arábias sabe-se lá pra que…mas afinal, se nosso clube deu esse baita lucro que foi divulgado semana passada, porque não podemos trazer um jogador de qualidade indiscutivel para o nosso meio de campo, pois termos um Alan Bahia como artilheiro da equipe é simplesmente inadimissivel. Com todo o respeito que ele merece, ele é titular só no nosso time mesmo…e olha lá, hem…vive perdendo a posição…
Temos que ser coerentes mas temos que pensar grande…não só em tamanho de estádio, de infra-estrutura de CT, etc…mas antes de qualquer coisa, temos que nos lembrar que somos um time de futebol…e faz anos que não ganhamos nada…a não ser dinheiro…então, vamos gastar um pouco desse dinheiro em bons jogadores de verdade, de categoria indiscutivel e assim ganharmos um pouco do respeito da midia nacional e de nossos adversários, para assim partirmos em busca de algum titulo nos próximos anos.
E vamos em frente, minha frente…uma vez Atlético, sempre Atlético ( como estava escrito nas sociais do velho Joaquim Américo).