Quando não dá mais…
Eu, como muitos outros torcedores, sou contra a troca de treinador. Gostei da contratação do Fernandes para treinar a equipe, mas definitivamente o ciclo acabou.
Não estamos certos, quando dizemos que a diretoria está fazendo um péssimo trabalho, que estes jogadores são péssimos e que não tem condição. Tinhamos uma boa defesa. Tinhamos jogada de bola parada que funcionava muito bem.
E o fato de essas duas coisas terem sido pioradas e/ou desaprendidas não é culpa da diretoria.
Muitos aqui ficaram surpresos com a diretoria no momento da demissão de Ney Franco, que era um excelente treinador, mas que estava desgastado e talvez, não sabemos o que ocorreu internamente, infeliz com o atual time. Não estava vendo mais possibilidades e isso o desmotivou. Treinador desmotivado, como eu percebi que ele estava, não pode continuar.
O mesmo acontece com Fernades neste momento. Ele perdeu a esperança, a diretoria contratou, mas os reforços só podem estrear agora, no mês que se aproxima. Concordo com MCP quando diz que não adianta contratar por contratar e que não existe jogadores de qualidade soltos por aí.
Só não entendo então, por que a contratação de Bida e outros jogadores. Informem que estes jogadores foram contratados para o time B que entenderemos.
Gosto da idéia de time B, mas e o time principal, onde fica neste momento. Reberto Fernandes está perdido. Não sabe o que fazer. O time não produz. Os escanteios saem curtos. A defesa bate cabeça e só dá chutões. Nossos volantes, por mais que defendam Alan Bahia, não produzem nada. {Não sei por que vocês defendem tanto Alan Bahia, jogou tanto quanto os outros, – nada!}
Se há culpados neste time, estes culpados são o treinador, comissão técnica e jogadores. Dizem que tem câmeras na Arena para avaliar o quanto os jogadores correm. Isso pouco importa, se fosse só correr o importante, Nei e Márcio seriam os melhores jogadores do mundo. Quem está analisando os 4 cruzamentos que Nei errou. Os 8 domínios de bola que Anderson Aquino não conseguiu fazer. E os 10 chutões dados pela defesa sem necessidade. Podemos louvar Nei por suas 7 roubadas de bola e podemos xingar nossos meias Alan Bahia e Julio dos Santos pelos passes longos equivocados e mal feitos, no total foram 5 de Julio dos Santos e 3 de Alan. Sem falar em jogadas de marcação, onde Alan Bahia acompanhava a jogada sem dar o combate. {Ele é marcador!}
Parem de defender esses jogadores, parem de defender um ou outro, quando todos fizeram uma partida lastimável. Podemos reduzir a culpa de alguns. Mas todos fizeram algo que prejudicou o time. Mesmo Ferreira no jogo contra o Sport a todo momento que pegava a bola, com toda sua velocidade, segurava o jogo. Passava o pé sobre a bola e ao invés de dar velocidade com passes rápidos, segurou demais o jogo.
Aliás, segurar o jogo e o trabalho de todos nesse time. Valorizar a posse de bola está sendo confundido com segurar a bola. Não é possível que este treinador esteja orientando cada jogador. E o coletivo é a melhor forma de dizer individualmente o que cada um deve fazer. Como devem se movimentar e olhar o jogo.
Não aguento mais ver Pedro Oldoni jogando. Se colocar esse garoto para jogar, manda ele ficar parado na área pequena. Não aguento mais ver o Nei correr com a bola e ficar sem espaço marcado por três jogadores na direita.
Ele não muda, e desde os tempos de Ney Franco, sua única qualidade foi defensiva. Roubando bola e tirando para lateral. Mostrando muita raça nestes momentos, mas pouca produtividade ofensiva.
Façam um levantamento de quantas jogadas de gol foram geradas pela direita desde a saída de Jancarlos, que não era um bom jogador, mas fazia cruzamentos precisos a área.
Marcelo Ramos foi embora, injustamente, de um time que no todo, não faz nada ofensivo. Não é culpa do atacante somente. Ele tem parcela sim, mas o problema é coletivo.
Eu desafio vocês, que poderão assistir o jogo da quarta contra o vitória, provavelmente mais uma derrota, analisar o jogo, e montar uma tabelinha. Passes errados, cruzamentos errados, dominio de bola ruim, chutões. E a observar o número de tabelas {nulo} que fazemos, o número de jogadas de velocidade, não arrancadas com bola que não resultam em nada, digo velocidade mesmo. Passes rápidos e precisos. Assim como os jogadores de marcação. Observem o posicionamento, e o ataque dos defensores em busca do bola.
Todos vão perceber que Nei rouba muitas bolas, que Rodolfo rouba muitas bolas e nossa defesa faz isso muito bem no geral. Mas, após a saída do Valencia, tivemos uma queda terrível, pois até o momento de sua saída ele era o jogados mais efetivo na marcação.
E na saída de bola, tivemos contra-ataques quebrados, pelos passes mal dados de Alan Bahia e Julio dos Santos. Pelas arrancadas, forçadas de Nei e Marcio Azevedo, que perderam a bola por excesso de individualidade. E também pelo terrível domínio de bola de Anderson Aquino e Pedro Oldoni. Anderson Aquino que além de não saber dominar a bola, correr demais e esquecer a bola em vários lances, foi fominha na maioria dos momentos e perdeu gols imperdíveis.
Por acaso, depois de ver tudo isso, eu vou culpar MCP? Claro que não. Ele fez as contratações apostando que estes jogadores iriam vingar. E podem vingar sim, mas está claro que o que falta é treinamento técnico e tático a esses jogadores. Falta a estes jogadores treinamento de bola parada, movimentação e posicionamento em campo. Está óbvio, é claro.
Todos os jogadores se contundindo e se machucando em treinamento!!! É um absurdo isso. Esses preparadores físicos estão exagerando na musculação e no fortalecimento e estão esquecendo que isso não ganha jogo. Treinar arrancada, corrida, velocidade é importante, mas o técnico e o tático é mais importante ainda. Posicionar estes jogadores em campo, orientar para onde eles devem olhar quando estiverem com a bola, como os jogadores devem se movimentar, é trabalho do TREINADOR!!!
Meu Deus, eu entro em desepero quando vejo esse time jogar. Nunca, nem mesmo quando faziámos grandes jogos contra o Matsubara eu vi esse time jogar tão mal. Estamos jogando, sem dúvida nenhuma, para ir para a segunda divisão.
Nem mesmo o América/RN no ano passado fez partidas como essa que fizemos. É absurdo ver algo tão bizarro que chega a ser impressionante.
Um time sem total condição de vencer uma partida. Sem motivação alguma. Sem movimentação. Não basta ter um jogador fazendo seu papel em campo, o que precisamos é de um departamento de futebol, onde a comissão técnica priorize a técnica, a tática e o físico na ordem de citação.
Acho que está realmente na hora de trocar esta comissão técnica inteira. Preparadores, auxiliares, fisiologia e tudo mais. Chega!!! É preciso uma mudança nesta equipe que não traz resultados a um longo tempo. Não é só o treinador. Não é só o técnico. É a comissão técnica toda. Chega!
Acho que devemos enviar mensagens ao MCP utilizando o canal do site oficial do por que do mantenimento desta comissão técnica que só faz os jogadores ficarem bombadinhos e nada investem na qualidade técnica destes.
Repito, o que vejo, é um amontoado de jogadores, que não sabem passar a bola por que não enxergam a movimentação, que não existe, dos outros jogadores e mesmo quando tem opção, não fazem por que não sabem valorizar a posse de bola. Acho que estamos precisando de Carlos Alberto Parreira aqui para ensinar como fazer isso e de Bernardinho, para exigir que estes jogadores evoluam tecnicamente ao máximo e cobre deles passes certos e movimentação.
Falta qualidade técnica, mas os jogadores tem potencial para melhorar isso. Isso não se desaprende. Põe o Nei para treinar cruzamentos, passes pelo amor de Deus!!
Mandem embora essa comissão técnica que adora bombar jogadores!
Saudações de um torcedor, que está indignado com a baixa qualidade técnica do time atleticano, e que um dia chorou com os lances maravilhosos do nosso time, hoje chora de ver um time tão ruim.