Departamento Médico II
Como profissional (ex) da área de Futebol Profissional tenho que lamentar profundamente as notícias veiculadas sobre o nosso Departamento Médico.
A nota de esclarecimento, mais parece um boletim ‘oficial’ sobre o problema médico de uma grande autoridade… para que a imprensa ‘cale a boca’…
1. Netinho = Inicialmente acometido de Pubalgia (logo acima dos orgãos genitais) = o atleta não consegue andar, muito menos ser submetido a esforços. Nada tem a ver com cansaço, desde o início da partida estaria sem condições. Chutar ? Impossível.
Foi ‘sacado’… Não se falou mais nada. Agora vem a notícia que está com ‘Lombalgia’ (região posterior), após ter se queixado de dores nas costas. Afinal, tecnicamente, qual o diagnóstico? A que exame foi submetido? É Lumbago renitente? É Hérnia de Disco?
2. Júlio César = Inicialmente falou-se em entorse de tornozelo (pisou num buraco do CT, sic). Agora fala-se em ‘estiramento da Pantorrillha’ (Batatas da perna). Estiramento ou Distensão (com ou sem ruptura? Muscular ou Tendão = Aquiles). Qual o exame que detectou tal lesão?
3. Joãozinho = ‘Sentiu a Pantorrilha’. Sentiu o quê? As mesmas perguntas no caso do Júlio César. Falou-se no início que se machucou no aquecimento…
4. Kelly = ‘Não pode jogar devido aos tratamentos médicos ???’ Mas afinal qual a sua lesão??? Se assim se sabia anteriormente por quê demorou a assinar o contrato? Qual a verdade sobre o seu estado clínico?
5. Valencia = ‘… se machucou…’ Quem estava no campo pode ver que é veridico, tanto que foi substituido… Mas e a lesão? Distensão, também???
6. ‘Estamos fazendo o tratamento num ritmo normal… ‘
No tempo que eu trabalhava na área esportiva, o falecido Aziz colocava o Hotel Del Rey (Grande amigo Dr. Barão)à disposição do Departamento Médico e o (s) Massagista (s)(César Domingues, Mariano, Paulão Gaúcho, Dinarte, etc) ficava (m) 24h junto ao profissional lesionado.
Naquela época não tinhamos Fisioterapeuta, Fisiologista, Nutricionista, Psicólogo, etc)
Aparelhagem? bolsa de água quente, bolsa de gelo, forno, Infraphil, choque térmico e Medicamentos = Amostras Grátis.
Não me lembro de ter ‘perdido’ algum atleta por tempo prolongado. A não ser o Nene (Volante)- afastado, justamente, por pubalgia (estranho?).
Voltando à realidade. Vamos exigir transparencia da nossa ‘querida ‘ Diretoria. Abram os portões para nós, sócios ‘sofredores’, assim saberemos a verdade dos fatos.
Em tempo = Estiramento… Distensão… Resultam de E x c e s s o de trabalho muscular.
Preparo físico não é musculação, faz-se necessário exercícios aeróbicos…
Gostaria de preventivamente pedir desculpas, se ofendi alguém… Não é minha intensão. Falo como Torcedor Apaixonado e Médico Aposentado. (trabalhei 18 anos profissionalmente, no Pinheiros e no Colorado e, ganhando bem.
Ao meu querido furacão, infelizmente, não pude colocar os meus préstimos, nem gratuitamente…
Domingo nos aguardem… Só a Torcida pode fazer a reviravolta…
Saudações Atleticanas… Segundona? Não