Nei será operado e ficará fora por seis meses
A ressonância magnética realizada no lateral-direita Nei na noite deste sábado confirmou a lesão parcial do ligamento cruzado anterior do joelho direto do atleta. Nei deverá ficar afastado dos gramados pelo período aproximado de seis meses. O jogador será operado na quinta-feira pelo doutor Rene Abdalla, especialista em Ortopedia e Traumatologia. Nei embarca na quarta-feira para São Paulo.
No jogo diante do Ipatinga, aos 18 minutos do segundo tempo, Nei foi atingido com uma pancada no joelho direito pelo jogador do time mineiro e acabou sendo substituído por Márcio Azevedo. Ao deixar o campo, Nei saiu chorando. No caminho para o vestiário ainda arriscou caminhar, mas com dificuldades. Ele ainda fez alguns movimentos com a perna para ver a gravidade da situação.
Entenda a lesão de Nei
O ligamento cruzado anterior (LCA) é uma das estruturas ligamentares cruzadas no centro do joelho. Sua função é manter a estabilidade anterior da articulação. Ele é um dos ligamentos mais importante do joelho com maior número de incidência de lesão.
A maneira mais comum de se lesionar o LCA é girar o corpo sobre o joelho. Em esportes de mudança de direção, tais como futebol, voleibol e handebol encontram-se os maiores números de casos. Normalmente os pacientes relatam ter escutado um estalido e apresentarem dor, inchaço e perda parcial da função.
Em caso de lesões a cirurgia deve ser considerada. Com a melhoria dos equipamentos cirúrgicos e a visualização artroscópica, a cirurgia para a reconstrução deste ligamento tornou-se muito mais exata e de recuperação mais rápida.
Em média uma cirurgia para reconstrução do LCA dura em média de uma hora e o paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte.
A reabilitação é iniciada já no hospital, no qual o paciente irá utilizar muletas nas duas primeiras semanas, imobilizando nos 10 primeiros dias e irá retornar aos esportes em média de seis meses de pós-operatório.
Fonte: Clínica e Cirurgia do Joelho Rene Jorge Abdalla