Faltou pegada
Lá se vai uma ótima oportunidade de se firmar. Jogamos uma excelente partida taticamente, mas ficou evidente que o time caiu de produção no segundo tempo, como se os jogadores fossem outros.
Como sempre faço, ao fim dos jogos, corro para ouvir os comentários dos meios de comunicação, principalmente das rádios. Diante da derrota de ontem, preferi não fazer isso, pois como sempre, ia ouvir que o treinador errou, que o time tomou o gol por que o treinador tirou o Pedro Oldoni e que tinha que tirar fulano ou ciclano. Por este motivo pensei, vou dar a minha análise.
O time desde o começo da partida não marcou o time do SPFC com muita qualidade. Deixou o tricolor paulista tocar a bola e facilitou o jogo para os rivais que não marcaram o gol por que nosso goleiro fez uma grande defesa. O time São Paulino teve dificuldades de atacar por que o time estava bem postado em campo.
Nossa equipe abriu as pontas para o adversário jogar e povoou o meio e a entrada da área. Com esta ocupação, mesmo deixando o SPFC tocar a bola impedia que eles fossem objetivos e os paulistas chegaram ao gol com chutes de longe, cruzamentos e bolas paradas. Pouco para um time que está no topo da tabela, mas não foi por jogar mal, e sim pelo posicionamento defensivo de nossa equipe.
Quem acompanhou o jogo pela TV, pode observar um time com uma boa velocidade e errando poucos passes. Com Ferreira e Julio dos Santos jogando bem, e Oldoni entre os zagueiros o nosso time conseguiu entrar na defesa adversária por três vezes. E em uma dessas investidas saiu o gol de Oldoni, com oportunismo, adiantou-se aos zagueiros e tocou para as redes fazendo o primeiro gol atleticano.
Prêmio para uma boa atuação, com um bom posicionamento em campo e apesar de deixar o time paulista tocar a bola, fizemos um excelente primeiro tempo.
Diante desta situação, esperava que o time fosse voltar com mais pegada no segundo tempo. Mas o que vimos foi um time, lento. Com erros individuais constantes, principalmente da defesa e o São Paulo pressionando, impulsionado pelo gol marcado a 50 segundos de jogo, mais uma vez em um bate e rebate dentro da área. Isso é uma coisa que precisa ser corrigida urgentemente.
Depois das alterações feitas por Mário Sérgio, o time melhorou. Mas logo após a primeira mudança sofremos o gol, imagino que comentaristas esportivos por aí devem ter culpado o treinador atleticano, mas o que vimos, foi nossos volantes assistindo Jorge Wagner fazer a jogada, Antonio Carlos mal posicionado e dois zagueiros em cima de um jogador enquanto o outro estava livre na área.
Mais um erro individual, onde nossos volantes, Rodriguinho e Alan estavam visivelmente cansados e eram, no meu modo de ver, os jogadores a serem substituídos, juntando-se a eles Alex Fraga que não fez uma boa partida.
Nosso ataque fazia uma boa partida, mas nossa defesa, hoje, deixou a desejar e muito. Nossos zagueiros não foram felizes e nosso goleiro, nos salvou no lance do primeiro tempo, mas saiu mal do gol em alguns momentos. Falhas pequenas, mas que diante de uma equipe como o SPFC é a diferença.
Depois disso tivemos outras duas boas chances, sem contar a primeira perdida por Rodriguinho, logo após o primeiro gol São Paulino. A primeira novamente com nosso volante e a segunda em um ótimo passe para Ferreira que ficou sozinho e por falta de tranquilidade chutou em cima de Rogério, facilitando a defesa. Esse podia ter sido o 2×2, mas não foi, o time ainda tentou se atirar ao ataque, mas nossa defesa e nossos volantes estavam fora de sintonia e facilitaram a vida dos paulistas que marcaram o terceiro numa jogada onde todos pararam, menos o time adversário.
O que vi ontem me deixou mais tranquilo. Ao menos fizemos um bom jogo e a derrota era algo normal. Fiquei triste, demorei a dormir, pois, apesar de jogarmos como nunca novamente saímos derrotados. E simplesmente por que faltou aquilo que não falta aos times que estão lá em cima. Faltou pegada!
Tecnicamente o time evoluiu muito, incomparável ao time do primeiro turno. Mas ainda permanece as falhas, a aparente falta de dedicação de alguns jogadores. Aparente, pois com certeza está faltando ao time outra coisa, está faltando preparo físico, e isso, isso sim é evidente.
Tardamos a perceber que este time está cansado. Tardamos a enxergar que temos problemas físicos. Passamos o primeiro turno inteiro, penando na parte física e agora estamos pagando por isso. Assisto o jogo do Grêmio e vejo um time que tecnicamente não joga melhor que o nosso, mas não para um instante se que de marcar o adversário e partir para os contra-ataques.
O que precisamos, realmente é pegada. Precisamos melhorar a pegada para que os contra-ataques aconteçam. Se nossos volantes e meia não roubarem a bola, ou apertarem os adversários fica mais difícil para a defesa marcar. Precisamos de uma cobertura melhor, fazer faltas longe da área e confiar na qualidade de Julio e Ferreira que jogaram muito bem ontem e nos gols de Oldoni.
Por falar nele, eu quero me desculpar. Tem dominado a bola, feito passes com mais qualidade e era essa a nossa reclamação. Tínhamos razão, não conseguíamos entender como pode um jogador profissional ter tantas dificuldades tecnicamente. Ainda bem que melhorou e está nos ajudando. E jogando como está será sempre titular.
Torço para que este time entre em forma rapidinho, pois senão vamos continuar penando no segundo tempo das partidas. Com mais pegada e velocidade sairemos desta situação. E quem assistiu o jogo, não ouviu, sabe que nossa equipe jogou bem. E o gostinho de derrota de ontem foi pior por ver que dava para ter vencido.
E talvez só falte aos jogadores perceberem que podem ganhar de qualquer time, afinal, o campeonato é equilibrado e vence quem falha menos, por que qualidade para criar nem todos têm.
Esperamos que continuem melhorando e que contra o Galo tenhamos melhor sorte e que o preparo físico não acabe com o nosso time novamente. Força time, PEGADA o jogo todo, é isso que está faltando.