A hora do cobrança e a hora da calma.
Caros amigos, muitas críticas, muita falação e nada mudou. Estamos cansando, é claro. Mas exageramos nas críticas e queremos a todo custo uma mudança instantânea de tudo e de todos. Eu mesmo propus uma assembléia, e continuo achando conveniente que seja feita, não para brigar, xingar e protestar, mas para entender quais os rumos que estamos tomando.
Isso é algo que se não vai tirar o time da situação que está, ao menos pode nos ajudar a compreender o que a diretoria está fazendo. Faz-se necessário um pronunciamento da diretoria aos sócios e aos atleticanos. Não com desculpas e chamados, mas com atitudes.
Todos sabemos que houve falhas na montagem do time, mas poderia ter dado certo. Afinal, tudo vai do momento. Mas não é isso que queremos saber, queremos ver o projeto que tanto é citado. Queremos ver o nosso presidente sem expressão, Fleury, fazendo algo diferente de falar. Como todos sabem, falar é fácil, o difícil é mostrar. E nos últimos anos, este foi o presidente que menos mostrou a nós algo de bom e construtivo. Além disso, não possui carisma algum perante a torcida.
Sabemos dos problemas, dos inúmeros jogadores no Departamento Médico, dos inúmeros erros das comissões técnicas, das pegações de pé feitas pela imprensa, queimando jogadores e prejudicando nosso time e dos outros também. Fazem isso, por falta de conhecimento. Não entendem nada de futebol, e com todo respeito, dizer que um jogador é craque por que corre muito e que o outro é ruim por que é lento é uma piada, coisa de gente que entende de suburbana e das peladas que faz no final de semana.
O bom olheiro, sabe que o cara é bom quando este toca na bola. Ela fica no chão, os toques são com classe e inesperados e ele não precisa correr muito por que a bola corre. O passe é um fundamento tão importante e belo quanto o drible, basta ser feito com categoria e com a mesma malícia que possui um drible.
Todos aqui, falam mal de muitos jogadores, todos aqui julgam fulano por fazer isso ou aquilo. Protestam contra os caras que estão dentro do campo e me perdoem, estão fazendo o máximo, pelo menos na última partida, fizeram o máximo que podiam.
Tem hora para tudo, a hora de reclamar, como após o jogo contra o Galo e a hora de apoiar depois de uma derrota, justa ou não, para o vice-lider Palmeiras, que tem em seu banco jogadores que teriam cadeira cativa em nosso time. Respeito é bom, ontem estávamos caindo de quatro no Mineirão e hoje queremos atropelar o Palmeiras, pois é obrigação.
Este time tem limitações, e todos sabem disso. Vir após um jogo difícil dizer que o time do Palmeiras não é tudo isso, e que o nosso time é uma droga, é fácil. O resultado foi negativo, precisamos vencer, cada vez mais, e quando não fizer, vou vir aqui e dizer: ‘Com esse time estamos garantidos na segundona’. Falar é fácil, o time é um droga, não tem problema.
Agora quem viu o jogo, viu, com os olhos, o que este time lutou contra o Palmeiras, pode observar claramente a falta de qualidade de alguns setores do time. Mas não faltou a eles vergonha na cara, nem mesmo vontade de vencer. Nosso treinador não substituiu errado por que pensou fazer assim, e sim por que precisou fazer assim.
Mas como o momento é duro, é difícil, é mais fácil reclamar, pois não importa o esforço e a dedicação dos caras que estão no gramado, eu vou reclamar e xingar e você Danilo, vai toma no #$. O Petraglia, vai toma no $%.
Digo, com todas as letras, parem, pensem por si só. Eu assisto o jogo da Getúlio Vargas Inferior. Eu acompanho o ala, Márcio Azevedo. Eu disse, no primeiro tempo, que ele devia ser substituído, por que estava comprometendo defensivamente o time. E estava, além disso, errando todos os cruzamentos de bola rolando ou parada. E o primeiro gol palmeirense não foi apenas culpa dos zagueiros. É um time, e o lance foi nas costas do Márcio Azevedo. Culpa dele? Não somente. Mas é errado botar a culpa no Danilo que, diferente do que diz Fernando Gomes, não foi entre o Danilo e o Alex.
Voltando a falar do Márcio. Ele é um bom jogador, pode ser; mas isso não o garante em uma equipe frágil ou fragilizada. Que precisa antes de tudo, se proteger contra um dos melhores ataques da competição e atacar com qualidade pelos flancos. Ele falhou, assim como a marcação na meia cancha falhou. O palmeirense cruzou sozinho!
Outro pecado, ao ver todos os comentários aqui, é que perdemos as esperanças após um jogo duro, talvez contra o melhor time do campeonato e estamos reclamando de uma derrota, anormal, pelas nossas tradições, mas muito normal pelo que temos passado ultimamente.
Estamos com dificuldades, estamos precisando de energia positiva, precisamos da bola na rede. Precisamos que os reforços do DM voltem logo, e teremos um tempinho para melhorar a condição física da rapaziada e torcer pelo melhor. Não podemos esperar que o mesmo time que perde de 4 para o Galo venha aqui e atropele o Porco. Não estamos para tudo isso, perdemos, ao natural, mas tivemos chance de vencer, e é isso que precisa ser reconhecido.
Se tratarmos as derrotas, nesse momento, como derrotas apenas, estaremos desvalorizando a luta destes jogadores, que são o que temos para sair desta situação. Temos bons jogadores voltando, mesmo fora de forma. O erro foi cometido pela diretoria, foi cometido, já aconteceu. Não é apenas trocando para uma outra diretoria que tudo vai virar rosas.
Precisamos de planejamento, no futebol! Coisa que nosso presidente se comprometeu a fazer na última entrevista. Isso não se faz da noite para o dia. Podemos fazer uma besteira em um piscar de olhos, como muitos fazem, de comprar um carro financiado em 60X sem entrada, para se livrar disso no entanto, não é tão fácil quanto foi para adquirí-lo.
O Atlético fez coisas erradas nesses últimos anos, contratos com jogadores não podem ser desfeitos sem que uma multa rescisória seja paga, e isso é um compromisso adquirido. Não tem como mandar todo mundo embora e contratar mais um bando. Sem garantias. Por que no mundo da bola, o fato de eu desembolsar 7 mi no D’Alessandro não garante que este vai chegar aqui e destruir, ser o melhor jogador do time e levar o clube a ganhar tudo que disputar. É um risco, as chances são melhores do que o maranhense que pagamos milão, mas se não der certo, podemos criar um rombo nos cofres.
Por que não investir nas promessas. Pagar menos, e como disse Luxemburgo, ‘Eu sabia que o Valdívia ia sair e contratamos antes, para que quando ele saísse a reposição já estivesse dentro do clube’. Isso é planejamento, isso é entender da bola. Montar um time e preparar-se para os desfalques.
Um time com um treinador como o Luxa, é um time que terá bons valores. Revelações, e possivelmente, chegará ao título. Além de um grande treinador é um montador de times. Isso não é para menosprezar o MSP, mas para dizer que era isso que a diretoria deveria ter feito antes de começar o brasileiro. Os desfalques que temos, acabaria com qualquer time que está na intermediária. Imagina o nosso arqui-rival, hoje, perdendo, Capixaba, Ricardinho, Keirrison. Talvez, pelo pouco que sei dos verdes, jogadores importantíssimos no esquema do treinador de lá. Lembre-se que perdemos, Valência, Rodolfo, Netinho, Ferreira (que ainda não é aquele), Nei. E ainda nossas reposições para jogadores que saíram estavam todas no DM. A diferença, o time de lá, não perdeu o Paranaense, mesmo tendo a melhor campanha, e apesar de não ter feito uma super campanha na copa, manteve boa parte do time. O nosso time, não é nem a metade do time do Paranaense, que era um bom time até a saída de Claiton, Ferreira e por incrível que pareça, a saída de Jancarlos, acabou com Marcelo Ramos, pois acabaram os cruzamentos e as jogadas de fundo.
Culpa da diretoria, parcialmente sim. Devia ter desembolsado para mantê-los. Talvez, acho que seria importante, mas para nós é fácil de falar que são uns burros, não sabemos das quantias oferecidas aos jogadores. Apenas queremos que continuem, mas como resistir a 1 mi de dolares por ano, como Claiton ou aos milhões árabes como Ferreira. Já Jancarlos é algo fora de nosso entendimento. Perdemos com sua saída, por mais que Fernando Gomes o odiasse, ele era um jogador de força física, que dentro de sua melhor forma, fazia mais que toda essa rapaziada aí. E ainda acertava mais do que 50% dos cruzamentos para a área. Batia faltas com qualidade e ainda marcava suficientemente melhor que os nossos atuais alas.
Isso não faz dele um craque, mas eu tenho consiência que no esquema de jogo que adotamos, precisamos de alas mais ativos. Quando eles jogam, a chance de vencermos é muito maior, mas quando eles não funcionam, temos dificuldade.
Eu posso criticar todos os jogadores do nosso time, nesse momento posso dizer que todos eles são Maricas como no jogo contra o Galo; mas jamais vou fazer isso sem ter um bom motivo. Eu vi um jogo, que parece que poucos viram. Eu vi um jogo onde parece que ninguém quer enxergar que podemos sair desta situação.
Não estou sendo otimista. E sei que com a volta de Valência, Netinho, Rodolfo, Julio César e com a entrada de Fernando e Alberto no time titular, vamos sair desta situação. São todos jogadores que conhecemos. Já vimos suas qualidades e indiscutivemente, estes jogadores fazem falta, ou no caso do Alberto, podem ajudar qualquer time.
Me desculpem aqueles que xingam, reclamam, brigam e nunca enxergam nada positivo. Eu vi algo positivo. Eu vi um bom jogo contra o Palmeiras. Eu gostei do jogo, e saí, apesar da derrota, acreditando que este time vai se recuperar. Basta jogar com esta vontade. Um time formado por reservas, que tem melhorado a cada jogo, e dentro das suas imensas limitações, fez jogos excelentes contra equipes fragéis. Isso já é mais do que uma prova, que eles podem fazer algo melhor.
Pois, ao menos, não estamos sendo humilhados por times como Ipatinga e Goiás, o qual, espero que tenhamos uma boa atuação. Mesmo que ocorra uma derrota, espero ver os retornos de alguns jogadores e também a melhoria em nosso time.
Eu, acho apenas que devemos nos espelhar na garra que estes jogadores tiveram, para apoiá-los. Pois como muitos aqui dizem e eu também penso assim, não importa perder, mas percam de cabeça erguida, tentando o gol e buscando a vitória. Fizemos isso no último jogo e a única coisa que posso dizer é CONTINUEM SE ESFORÇANDO, Jogadores e torcida. Vamos sair dessa e teremos um ano melhor em 2009.
Vamos vaiar quando for para vaiar e vamos aplaudir quando for para aplaudir. Ultimamente, não podemos aplaudir muitas vitórias, mas podemos valorizar o esforço e dar ânimo a esses caras para continuarem lutando.
FORÇA FURACÃO!