Adeus, COPA 2014 – Gostei!!!
Paulo Vinícius Coelho escreveu hoje em seu blog:
‘CURITIBA QUASE FORA DA COPA 2014.
É muito difícil que a Fifa dê o aval para o Brasil ter 12 cidades-sede. É cada dia mais provável que sejam dez as cidades escolhidas. E, nesse caso, a crise que já se criou ano passado entre o governador paranaense, Roberto Requião, e o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, deve tirar Curitiba do Mundial.
A zebra, mas muito provável sede da Copa, é Cuiabá. Se a relação da CBF com o governador paranaense é ruim, com o governador do Mato Grosso, Blairo Maggi, é bom. Maggi promete dar estrutura que a CBF quiser, construir estádio e levar a Copa para Cuiabá.
Essa estrutura não é garantia em Manaus, o que faz de Belém a favorita para ser escolhida como a sede da Amazônia.
O anúncio será feito em março. O presidente Lula desejava que isso acontecesse em novembro, mas a CBF preferiu adiar a decisão, para evitar comprometimento com as eleições municipais.
Hoje, as dez sedes mais prováveis, quase garantidas são:
Belém
Belo Horizonte
Brasília
Cuiabá
Fortaleza
Porto Alegre
Recife
Rio de Janeiro
Salvador
São Paulo
Belém ainda disputa com Manaus.
Natal ainda tenta tirar Fortaleza.
Florianópolis tem chance remota se a Copa tiver doze sedes.’
Perdoem-me os entusiastas, mas sempre fui contrário à realização da COPA 2014 no Brasil.
Em razão da falta de segurança e de estrutura mas, especialmente, porque não queria ver uma tremenda robalheira de bilhões de dólares.
Tomo por base o Panamericano do Rio de Janeiro, em que o governo das ‘bolsa-tudo’ começou dizendo que gastaria em torno de 300 milhões de reais e acabou pagando mais de 1 bilhão.
Tudo isso para que o Botafogo ganhasse um estádio novinho e a dupla Fla-Flu ganhassem uma reforma total do Maracanã.
Imaginem isso multiplicado por 10. Sim, pois serão 10 sedes da COPA.
E Curitiba, como tem uma boa infra-estrutura hoteleira e de transportes, além do melhor estádio do Brasil, precisaria de poucos recursos federais.
Assim, haveria menos espaço para desvio de verbas.
A solução é investir em Cuiabá, onde TUDO terá de ser feito, para alegria dos Maluf´s da vida.
Por outro lado, MCP divulgou que o projeto da nossa ARENA para a COPA custaria 99 milhões de reais e, se não fôssemos sede, cairia pela metade.
De conseqüência, o CAP poderá terminar de vez a obra e acabarão as desculpas eternas do investimento em estrutura, sendo o futebol o único destino do dinheiro que entrar.