Simpático, por que não?
Estou ficando cansado e chateado de tanto ouvir falar que o Atlético é o time mais antipático do futebol brasileiro. O pior é ouvir isto dos próprios torcedores em textos publicados neste site. Mas não é bem assim e precisamos agir para mudar esse pensamento, pois na medida em que propagamos o mal, a tendência é de que ele aumente demais e venha contra nossos próprios interesses.
Vamos fazer um pacto: ninguém vai falar mal do Atlético (mal no sentido de que a Diretoria é arbitrária, os jogadores são baladeiros, o técnico errou ao indicar, etc. etc.), como naquele comercial em que o argentino chega junto para aumentar a polêmica e o Lázaro Ramos disfarça, deixando transparecer que está tudo beleza aqui no Brasil.
Vamos elogiar as atitudes, pensar amplo para entender as razões, pedir melhorias sem criticar os percalços, os maus resultados, incentivar sempre, apoiar incondicionalmente e jamais vaiar durante uma partida. Vamos gritar o nome do furacão, os nomes dos jogadores, criar mais refrães, enaltecer junto aos vizinhos, às crianças e aos jovens que não se estimulam com o futebol, para que aumentemos o número de simpatizantes e consequentemente o de torcedores.
Buscar soluções com a diretoria para que planeje calendários de amistosos, mesmo com juniores ou time ‘B’, nas principais regiões do Estado do Paraná, principalmente norte e sudoeste onde só se torce para clubes paulistas e gaúchos, respectivamente, visando mudar essa cultura deixada pelas gerações passadas e incentivadas pela imprensa naquelas regiões. A imprensa do norte paranaense faz questão de transmitir jogos do eixo Rio-São Paulo dizendo que a audiência é bem maior e o pior é que esse ranço permanece ao ponto de vermos em número infinitamente maior os torcedores do lado paulista do que paranaense. O mesmo se aplica à torcida gaúcha radicada no sudoeste.
Estimulando amistosos, principalmente em datas festivas nas principais regiões e sendo acompanhado das torcidas, organizadas ou não, gritando o nome e o hino do clube, com certeza muitos virão a torcer pelo nosso furacão e ainda criarão torcidas locais que se somarão aos torcedores da capital nos grandes jogos do Atlético na grande arena a ser brevemente concluída.
É este o papel das diretorias, seja das torcidas, seja do clube ou dos conselhos administrativos, o de angariar pessoas que atuem em prol do clube e que tragam benefícios para o engrandecimento do nome do Atlético Paranaense. Longe de qualquer crítica à diretoria, entendo que além de se propagar as marcas internacionais e fazer parcerias com clubes norteamericanos e europeus, como vem sendo feito, não se deve esquecer em nível local de procurar difundir o clube, pois para ir longe é preciso dar os primeiros passos próximo de casa.
Vamos ser o time mais simpático do Brasil e a torcida mais alegre e vibrante de toda a américa, fazendo jus ao grande time que temos.
Atlético para sempre!!!