Atlético conta com "especialistas" dos Aflitos
A partida entre Náutico e Atlético, domingo, às 17 horas, está sendo considerada por muitos como a segunda edição da "Batalha dos Aflitos". E para entrar em campo bem preparado para esse jogo importantíssimo para as duas equipes, o técnico Geninho conta no elenco do Atlético com dois jogadores que conhecem muito bem os segredos do Náutico e do estádio dos Aflitos. O meia Netinho, que foi emprestado pelo Rubro-Negro para o Timbu em 2006, e o goleiro Galatto, que quando defendia o Grêmio foi decisivo na partida contra o time pernambucano no acesso do Tricolor gaúcho à Série A.
Netinho foi contratado pelo Atlético no início de 2005 junto ao Guarani, mas não foi muito bem aproveitado e naquele ano participou apenas de seis jogos, todos pelo Campeonato Paranaense. Como não vinha sendo utilizado no time profissional, o meia foi emprestado pelo Furacão ao Náutico em 2006, para a disputa da Série B.
Pelo Timbu fez belas atuações no Campeonato Pernambucano. No Campeonato Brasileiro da Série B, o jogador foi um dos principais destaques da equipe na campanha do acesso a Série A, marcando 13 gols e ganhando inclusive o apelido de "Netinho Fut-Show". O belo futebol apresentado no time Náutico fez com que a diretoria do Atlético reintegrasse Netinho ao elenco em 2007. Nesse ano não desempenhou o mesmo futebol apresentado no Timbu e chegou inclusive a treinar com um time B quando a equipe era comandada por Vadão.
Com a chegada de Antônio Lopes, o meia voltou a ganhar espaço, mas mesmo assim não alcançava a titularidade. E foi com Ney Franco que Netinho voltou a iniciar partidas e apresentar um bom futebol. Na temporada 2008 viveu altos e baixos e com um problema lombar chegou a desfalcar o Atlético por quase três meses. Mas quando voltou aos gramados, atuando improvisado na ala-esquerda e mostrando a pontaria nas cobranças de falta, o jogador voltou a se destacar.
Em 18 jogos vestindo a camisa Rubro-Negra neste Campeonato Brasileiro, Netinho deu 11 passes que resultaram em gols, sendo o "rei" de assistências da equipe.
Galatto: segurança na meta
O goleiro Rodrigo José Galatto começou a carreira nas categorias de base Grêmio. No time gaúcho conquistou o Campeão Brasileiro da Série B, em 2005, e o bicampeonato estadual em 2006 e 2007.
O arqueiro foi peça fundamental para o retorno do Grêmio à Série A. Há exatos 3 anos, no dia 26 de novembro de 2005, no Estádio dos Aflitos, contra o Náutico, Galatto defendeu o pênalti decisivo e coube a Anderson (atualmente no Manchester United) fazer o gol do acesso da equipe gremista. O jogo foi marcado por confusões e ficou conhecido como a "Batalha dos Aflitos".
Assim, a experiência de Galatto nessa partida em 2005 pode contar a favor do Rubro-Negro. O arqueiro, que têm sido um dos grandes jogadores da equipe fechando o gol, tendo participado de 29 jogos do Campeonato Brasileiro e um da Sul-Americana, deve mais uma vez ser um dos destaques do Furacão.