Mais uma vez
Inicialmente meu cordial 2009, na Paz e na Saúde a todos, especialmente aos Rubro-Negros Locais. Abraço especial ao Surugi, Sérgio, conhecido de longa data e colega de profissão, também de longa data,(né Sérgio??) e ao Amigo (embora não o conheça pessoalmente!!), Rafael Lemos. Quando vai ser, Rafa??
Bem, entrava eu na Internet neste 1° dia do Ano da Graça de 2009, algo em torno das 21 horas e adentrei pela porta do Yahoo. Nos destaques da home-page do site, vejo que o Bolívar, da Bolívia está na frente do São Paulo, num ‘ranking’ criado pela Conmebol sobre o assunto Libertadores. Embora nunca tenha sido campeão do torneio, teve mais participações que o ‘Bambi Brasileiro’ e por isso o antecede na classificação do dito ‘ranking’. Vemos pelo menos um absurdo, no mesmo, quando encontramos o Payssandu, como melhor desempenho de time Brasileiro (!?!?!?). É que o ‘Papão’, em sua única participação, alcançou 70,83% dos pontos disputados, o que levado em conta, não quer dizer absolutamente nada, mas…
Lembro que dia desse, um e-mail desabafo, logo após a não-queda do Furacão à 2ª Divisão, do Amigo Rafael Lemos, causou uma profusão de outros, prós e contras, em relação ao assunto, a não-queda, e encontrávamos lá algumas pérolas do genero sobre o Atlético ser o 6° Clube Brasileiro no nosso ‘ranking’ particular do Campeonato Brasileiro, na era dos pontos corridos.
Sandices, como dizer que o ‘cfc’ tinha um desempenho proporcionalmente melhor que o ‘CAP’ no ‘ranking’, já que o mesmo havia participado duas edições a menos, etc, não se levando em conta alguns dados óbvios para isso, como n° de clubes paticipantes em algumas edições e coisas do genero.
Mas, voltando à Conmebol e seu ‘ranking’, existem lá, também, fatos consumados e verdadeiros e que também passam pela capacidade de participação dos Clubes que só dependem de si para lá chegarem.
E lá vemos o nosso querido Furacão em 55°lugar, uma posição abaixo do São Caetano, Clube com o qual tivemos o prazer de disputar a primeira final Brasileira do Século XXI e se não estou enganado, na única versão do mal-fadado mata-mata, em que as duas equipes que mais marcaram pontos ao longo da competição, confirmaram suas respectivas superioridades, fazendo uma brilhante e merecida final, com o orgiástico final, que nós, Atleticanos, tão bem sabemos qual foi!!
Neste mesmo ‘ranking’, aparecem os co-irmãos, ‘cfc’, o fita-azul, em 101° e o time das 9 camisas em 110°.
Ah… O espetacular Bangú, ocupa a honrosa, e digo honrosa pois não é qualquer um que participa do Torneio, em último lugar entre os Brasileiros, e talvez do geral, com 2 pontos.
Concluíndo, mais uma vez estamos na frente!!
Autoralmente, pela capacidade de participação, pela maior torcida, já demonstrado na primeira pesquisa de opinião em 1982, na revista Placar feita sobre o assunto, embora teimem em dizer que o Furacão é moda, nuvem passageira e outros quejandos, filhos do mais triste dos sentimentos. A inveja, que aliás, como o Rafael está ‘proibido’ de dizer, mas que se pudesse diria, é uma merda!!
É isso, gente!! Veio a vontade de escrever isso ao ver a matéria do Yahoo e daria prá falar muito mais sobre superioridade Rubro-Negra na ex-Terra das Araucárias, mas tudo soa tão óbvio, que seria ‘chover no molhado’ e ensopado, a essas alturas.
Agora, vou ver ‘Dança Comigo?’, um ótimo filme e aos não Atleticanos, recomendo ‘Ensaio sobre a Cegueira’, do excelente Saramago. O livro, tá??