Jogos do Atlético na televisão: uma torcida maior!
Vimos há pouco tempo publicada na Gazeta do Povo uma pesquisa sobre as torcidas do Paraná. E não foi surpresa constatar que em algumas regiões do Paraná os times da capital não são sequer mencionados. O que é compreensível, dada a colonização do Oeste e Norte paranaense pelos gaúchos e paulistas, refletindo a forte torcida de times gaúchos e paulistas nestas respectivas regiões. Mas, somado ao fato de não serem transmitidos pela televisão, os jogos do campeonato paranaense resultam na continuidade desta situação. Alguém vai torcer para um time que nunca viu jogar?
Vivi esta realidade de perto. Venho do Noroeste do Paraná e a predominância é de times paulistas e cariocas.
A torcida atleticana, apesar de ficar 2 anos fora da transmissão do Paranaense, o que acabou permitindo expansão das torcidas rivais, ainda assim não foi suficiente para nos tirar o título de ‘maior torcida do Paraná’.
Mas agora o objetivo é outro, consolidar esta torcida e AMPLIAR para todos as regiões do Paraná esta força. Mas temos que vencer, afinal, quem vai torcer para time ruim?
Até imagino o poder de arrebanhar torcida o fato de todos os paranaenses poderem ver uma campanha de 12 vitórias consecutivas, a melhor da história, e aquela festa na Arena? Eu estava lá. Pena que quase ninguém do interior viu. Mas agora teremos nova chance de mostrar a que viemos.
No final das contas, o fortalecimento da torcida dos ditos ‘grandes’ representa mais gente exposta a publicidade da televisão durante a transmição dos jogos, o que torna o negócio mais lucrativo para a mídia, levando a um ciclo virtuoso de mais recursos para obter os direitos de transmição. Somado ao fato da meta de redução de times participantes no Paranaense, que irá concentrar os recursos para os times que permanecerem, acabará por permitir mais investimentos destes times em jogadores mais bem cotados, e por que não dizer, CAPACITADOS.
Aí poderemos competir com mais igualdade de condições com os times do eixo RJ-SP-RS-MG.
Vejo um horizonte promissor.
Só nos resta fazer a lição de casa.