Geninho, você lê isso aqui?
Muitos viram o jogo de ontem, e perceberam que o Atletico não tem contra-ataque. Em três oportunidades o time teve oportunidade clara. Vou descrever umas delas e após como seria para ser contra-ataque. No texto, o time A que atacava e o time B é que ira fazer o contra-ataque.
“No escanteio para o time A, o goleiro do time B saiu bem, aliás, este goleiro sai em todas bolas, e saiu rapidamente para lateral do time B, ele obviamente marcado por alguém do time A, como todo clube inteligente faz ao atacar, que é disponibilizar alguém para marcar a lateral. Mesmo este estando na defesa, o lateral do time B, com a marcação rígida homem a homem, abriu a jogada para o companheiro que retornava do meio para receber a bola, e este jogador do meio campo do time B, de primeira, abriu para a zaga do time B, neste momento livre, pois o time A que atacava retornava para se defender. No momento que a bola voltou para a zaga do time B, só restando um lançamento/chutão para o lateral do time B, que saiu correndo para o ataque após abrir a jogada para o meio campo, caso contrário já não é mais um contra-ataque.”
Como deveria ser um contra-ataque:
“O goleiro do time B intercepta o escanteio e abre a jogada para o lateral de seu time e este tem duas opções, uma segura e outra mais perigosa e ofensiva, dependendo de sua habilidade. Uma delas é driblar o marcador, mas esta opção é mais perigosa pois, caso o lateral do time B perca a bola, é meio gol para o time A, pois os atacantes ainda estarão próximos à área do time B, e a zaga do time B não estará em linha para poder promover um impedimento nem posicionada para marcar alguém. A segunda opção do lateral é abrir a bola para o meio campo do time B, que naturalmente tem mais habilidade e estará neste momento sem a marcação homem a homem do time A, pois retornou ao seu campo para receber a bola. Lembramos que já se passaram 4 segundos e a zaga do time B está melhor postada e o time A já retornou ao seu campo de defesa. Isto permite o jogador do meio campo do time B tentar um drible sem que a perca da posse da bola e ofereça tanto perigo ao time B.
Agora a bola está no meio campo do time B, em posse de um jogador de meio campo do time B. Ele tem duas opções: à sua frente a zaga do time B livre ou driblar seu marcador e proceder o contra-ataque. Se ele retornar a bola à zaga do time B, só restará um lançamento (chutão) para o lateral como comentado anteriormente. Se o meio campo do time B driblar ou conduzir a bola em direção à meta do time A, ele chamará atenção de dois ou três marcadores do time A que estarão retornando neste momento ao campo de defesa. Obviamente que mais dois jogadores do tima B estarão chegando para jogada e o lateral do time B estará ocupando a marcação de dois jogadores do time A na altura da linha da grande área. O time naturalmente tem uma brecha na intermediaria e não pode promover impedimento pois o lateral atraiu dois marcadores do time A para a zaga. Os dois jogadores do time B que estão indo ao ataque sem marcação passarão pelo meio e o meio campo do time B terá de abrir a jogada para eles, fazendo o cenário de 3 jogadores do time B, de frente, contra 4 marcadores do time A e aí, é criatividade e velocidade no objetivo do gol.”
O Alex Mineiro entrava driblando entre os zagueiros, o Washington dava as costas para o zagueiros e deixa a bola com ‘açúcar’ para Jadson ou Fernandinho. O meio campo que se encarregava de driblar o marcador era o Gabiru em 2001, era o Fernandinho em 2004. O lateral que tinha a opção de driblar ou abrir para o meio, era o Alessandro ou Kléber (Pereira) naquele papel em 2001, e em 2004 eram o Dagoberto ou o Jadson que ima para lateral para armar o contra-ataque.
Em 2005, em certos momentos, quem fazia o papel de lateral para promover o contra-ataque era o Marcão.
Geninho, coloque os maiores dribladores do time para fazerem o contra-ataque, mas coloque na cabeça deles o perigo de cada um perder a bola ao driblar.
Rhodolfo, zagueiro bom, esperto, se adianta bem as bolas e sabe aparecer no ataque. Para mim, ele faz aquilo que o Marcão fazia e pode aparecer na lateral ou como sobra do meio e sendo homem surpresa.
Atleticanos, calma, calma!