Empate garante primeiro lugar e pontos extras na 2º fase
Encerrada a penúltima rodada da primeira fase do Campeonato Paranaense, o Atlético já sabe a matemática que precisará fazer para manter a liderança e garantir os dois pontos extras na fase decisiva da competição. Com a derrota por 2 a 1 para o Paranavaí, o Rubro-Negro se manteve com 27 pontos, na liderança da competição. Na seqüência vem o Coritiba, que neste domingo venceu o Nacional por 2 a 1 e soma 24 pontos.
Com isso, para não depender de nenhum outro resultado, um empate na quarta-feira, contra o Engenheiro Beltrão, garante o primeiro lugar na primeira fase ao Atlético. Mesmo uma derrota pode garantir o primeiro lugar ao Furacão. Isso porque o Coritiba, além de vencer o Londrina fora de casa, precisaria aplicar uma enorme goleada ao clube do Norte do estado, já que o Atlético tem saldo de 14 gols, enquanto o Coritiba tem saldo de apenas 3 gols marcados. Ou seja, na última rodada, o alviverde teria que tirar os 11 gols de diferença no saldo que hoje o Furacão tem a seu favor.
Cabe lembrar que conforme o artigo nono do regulamento do Campeonato Paranaense 2009, a liderança na primeira fase dá ao clube a vantagem de ter dois pontos extra na fase decisiva, enquanto o segundo colocado leva um ponto de vantagem.
Outra vantagem, assegurada pelo regulamento da competição mas que será julgado nesta semana pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) é quanto aos mandos de jogo na segunda fase. Pelo regulamento, o clube melhor classificado tem o direito de mandar todos os jogos da fase decisiva em seu estádio, conforme ta,bem indica o artigo nono do campeonato:
Art. 9º – Na segunda fase do CAMPEONATO, as 8 (oito) EPD classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do CAMPEONATO.
Parágrafo único – Todas as EPD iniciam a segunda fase com pontos zerados, excetuando-se a EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 2 (dois) pontos, e a segunda EPD melhor classificada na primeira fase, que inicia a segunda fase com 1 (um) ponto.