Mais um ano que se vai…
Após assistir ao jogo deste domingo, e que jogo horrível diga-se, o resultado não chega a ser uma surpresa, a terceira derrota consecutiva do Atlético.
O Atlético esta caminhando para mais um ano não ser campeão do estadual, este que deveria ser encarado como obrigação levantar o caneco.
Enfim, mais um ano que o nosso futebol esta muito abaixo das expectativas, ano este que teve apenas três contratações, destas Marcinho a melhor, Lima uma aposta da qual acredito que para banco é uma boa opção e Jorge Preá, o que falar deste, um jogador que veio como moeda de troca do horrível Danilo não se pode esperar nada, e nada é o que ele jogou quando teve oportunidades, então não resta outra opção a não ser mandá-lo de volta para o Luxa.
Agora quero falar um pouco do time, este que é claramente muito fraco pra as pretensões que o Atlético diz ter, às vezes fico pensando e acredito que o time do Atlético poderia ser um pouco melhor se fosse escalado de maneira diferente, começando pelo gol, onde Galatto que foi o maior responsável pela permanência do Atlético na primeira divisão do brasileiro não pode ser banco do Vinicius, este que sofreu dois gols defensáveis neste ultimo jogo, não da para entender a teimosia do Geninho em relação ao goleiro titular.
Na lateral direita Zé Antonio até faz algumas partidas boas, mas por ele não ser da posição e ser um volante, fica clara a necessidade de testar Raul ou contratar outro lateral, pois Alberto já não tem mais fôlego para ser lateral, e esperar até Nei se recuperar pode ser tarde demais. A lateral esquerda é outro problema, problema qual que desde a saída do Marcão não tem solução, testa um, testa outro, e sempre sobra para alguém improvisado na lateral, não tem nem como exigir muito de Netinho, pois este como Zé Antonio não é lateral, não entendo porque Geninho não coloca o Marcio Azevedo para jogar, de uma sequência a este jogador, e caso este não demonstre condições de jogar no Atlético que se contrate outro, nos jogos que jogou, Marcio Azevedo demonstrou chegar bem no ataque, mas ser péssimo na marcação, se este for o defeito que Geninho veja nele, não entendo porque jogamos então com três zagueiros, pois na minha visão time com três zagueiros e dois volantes que só sabem marcar, não pode exigir que seus laterais voltem para marcar, como também time que joga com três zagueiros não pode ter suas duas laterais com jogadores improvisados.
A nossa zaga é outro setor que não está acertado, alias, nenhum setor do Atlético pode ser considerado sem necessidade de modificações, dos três zagueiros vejo Chico como a melhor opção, principalmente por sua raça, Rhodolfo já foi melhor, e Antonio Carlos é mediano, acredito que Rafael Santos tem lugar nesta zaga, mas Geninho deve achar temos a melhor zaga do futebol brasileiro, e enquanto isso vamos continuar a levar gols em quase todos os jogos do limitadíssimo campeonato paranaense.
O meio de campo do Atlético é outro grande problema, porem acredito que seja mais fácil de ter solução, dos três jogadores, dois são titulares absolutos, Marcinho e Valencia, este o melhor jogador atleticano, jogador este com contrato a vencer em menos de um mês, e até o momento ninguém disse nada a respeito, espero que já esteja certa sua renovação, pois senão os problemas aumentaram em muito. Mas na minha visão o nosso maior problema é a terceira peça do nosso meio de campo, qual atualmente é ocupada por Renan, este que até demonstra raça, mas que é limitadíssimo e tem uma marcação mediana, mas principalmente não tem qualidade para sair jogando, e deixar para Marcinho somente a responsabilidade de criar as jogadas fica impossível de o time jogar bem, fica claro que no lugar de Renan quem tem que jogar é o paraguaio Julio dos Santos, este que é disparado o jogador com maior nível técnico do nosso time, jogador com ótima visão de jogo, e que demonstrou este ano estar menos lento do que o ano passado, apesar de que craque não precisa correr, precisa criar, e isto ele demonstrou que sabe, então não consigo entender a teimosia de Geninho em não escalar o Julio dos Santos, e bato novamente na mesma tecla, time que joga com três zagueiros não precisa ter dois volantes de marcação. Outra opção para o lugar de Renan seria a entrada de Netinho em sua real posição, e para terminar Pimba demonstrou novamente que não passa de uma promessa.
No ataque atleticano um jogador é certo, Rafael Moura, este novamente expulso injustamente, me admiro com a passividade da diretoria e principalmente de Geninho quanto às expulsões injustas que vem sofrendo He-Man. O segundo atacante vem sendo um grande problema na equipe do Atlético, pois todos que entraram, não corresponderam, embora vejo que Wallyson foi o que menos oportunidade teve, não consigo entender novamente Geninho, dar mais oportunidade para Preá do que para Wallyson que já demonstrou ser matador no ABC. O jogador que mais teve oportunidades no ataque foi Júlio César, este que até fez alguns gols bonitos, mas como Lima, é uma opção para compor o banco, ficando clara a necessidade de contratação de um jogador para o ataque, ou que se de chance aos juniores.
E o Geninho, o que falar deste que foi o técnico campeão brasileiro e que nos ajudou em muito para não sermos rebaixados ano passado. Porem este ano Geninho tem demonstrado uma teimosia sem tamanho em insistir com jogadores que já demonstraram que não tem condições de serem titulares, alem disso não consigo entender esta formação atleticana com três zagueiros, dois laterais improvisados que não chegam ao ataque, e apenas um homem de criação no meio de campo, vejo que com este time caso Geninho continue a insistir nesta formação defensiva, só teremos chances de sermos campeões paranaenses por termos os dois pontos extras e provavelmente jogarmos todos os jogos em casa, e mesmo assim não vai ser fácil não. Enfim, ou Geninho reconhece seus equívocos ou logo terá que pegar o chapéu e voltar para Santos.
Como todos já viram, este ano promete, promete novamente ser muito sofrido para nos atleticanos, pois com esse time a hora que o brasileirão começar vai ser de chorar!!!!
Para terminar queria deixar aqui meus protestos quanto a esta diretoria, principalmente ao departamento de marketing e aos responsáveis pela extinção do plano sócio-ausente, por participar desta modalidade me senti extremamente desrespeitado e menosprezado, como se nos atleticanos ausentes que representamos 10% dos sócios não fossemos interessantes ao clube, mais triste é que os responsáveis sequer esclareceram os reais motivos para a extinção, pois existiriam inúmeras maneiras para aperfeiçoar e manter este plano, o qual foi o único na historia do clube voltado para os atleticanos que não residem em Curitiba, pena que não durou nem um ano.
Para finalizar fica a pergunta, como um clube que quer conquistar torcedores, investidores e títulos a níveis mundiais, alcançaram estes objetivos se sequer consegue agradar seus torcedores como eu e muitos do interior do Paraná?