Vinicius, Netinho e sistema defensivo
O Vinicius é um bom goleiro. Esse é o problema, pois o Galatto é um excepcional guarda-metas. O grande defeito de Vinicius é tomar muitos gols de fora da área. Algumas bolas são claramente indefensáveis, como o primeiro gol do Cianorte na semana passada. Porém alguns gols mostram como ele é um goleiro lento para buscar chutes de média/longa distância. Primeiro gol dos coxinhas na final do ano passado. Gol do Toledo nas semifinais do ano passado. Segundo gol do Cianorte, de falta, esse ano. Segundo gol do Paranavaí, ontem. Além do emblemático gol do título das ervilhas, no qual nosso arqueiro deixou um chutão pro alto se transformar em lançamento quando não saiu para interceptar a bola. O Vinícius é lento.
O Netinho, atualmente, não possui nenhuma qualidade para ser titular de um time de primeira divisão do futebol nacional. Nem os cruzamentos e as faltas ele vem acertando. Lento para apoiar, não possui o drible e não sabe marcar. Alguém consegue me explicar por qual motivo ele ainda é titular?
Individualmente, nossos três zagueiros tem suas qualidades. Juntos não estão dando certo. Talvez a culpa não seja somente deles, é claro, mas temos que admitir que tomar contra-ataque, sem atacar é, não apenas uma contradição, como também um problema. Quando um time possui a posse de bola dá pra perceber um grande vazio entre a zaga e o ataque. Nossa maiúca está vazia e não é por falta de jogadores. Basta posicionar o Valencia e o Renan (joga simples, pelamordedeus) um pouco mais a frente e centralizados. O sistema defensivo começa pela marcação sob pressão lá no campo adversário, e não apenas aquele ‘cerca lourenço’ que estamos fazendo. Temos que aprender a roubar a bola mais perto do gol adversário.
Pimba, volta pro banco pois você ainda não está pronto. E não é pela idade. Jorge Preá, volte de onde você veio pois você nunca estará pronto.
Márcio Azevedo, você é o titular da ala-esquerda, não se preocupe pois uma hora ou outra você entra e não sai mais.
Geninho, te idolatramos, mas teimosia e experiência tem limite.
Galatto; Chico, Antonio Carlos e Rhodolfo; Zé Antônio, Valencia, Renan, Marcinho e Márcio Azevedo; Julio Cesar e Rafael Moura. Esse é o time que vai ganhar essa baba de campeonato.