O Fala, Atleticano é um canal de manifestação da torcida do Atlético. Os textos abaixo publicados foram escritos por torcedores rubro-negros e não representam necessariamente a opinião dos responsáveis pelo site. Os autores se responsabilizam pelos textos por eles assinados. Para colaborar com um texto, clique aqui e siga as instruções. Confira abaixo os textos dos torcedores rubro-negros:
27 abr 2009 - 15h29

Indignação e vergonha – meu protesto contra a Tribuna e Paraná On-line

É fato que infelizmente não jogamos nada ontem e merecemos sofrer a derrota, que ocorreu num momento em que ainda poderia ocorrer e que não deve atrapalhar nosso objetivo no Estadual de 2009.

Entretanto, me causou revolta e indignação, me tirando da inércia e apatia após o resultado do jogo de ontem, que fui obrigado a assistir numa telinha via internet pois aqui em São Paulo, não há o menor espaço para o Futebol do Paraná, a capa de hoje da TRIBUNA.

Uma verdadeira afronta, um desrespeito à tradição de nosso amado Clube Atlético Paranaense e que deveria gerar o repúdio, o boicote e o protesto de todos da nação rubro-negra.

Vejam abaixo o texto que enviei para o ombudsman do Paraná On-line, com cópia para a Embaixada do Atlético em SP e para o próprio clube e tirem suas conclusões.

No próximo final de semana, vamos mostrar a este veículo desqualificado e discriminador quem realmente caiu no Paraná e quem é o VERDADEIRO CAMPEÃO!!

Segue o texto enviado….

Prezado (a),

Em primeiro lugar, quero deixar claro que sou atleticano como torcedor e sempre repudiei o uso inadequado de qualquer tipo de violência ou erro, baseado em informações, preferências ou quaiquer outros quesitos que sejam, deixando as questões do futebol relegadas ao que representam, ou seja, ao fato de se tratar apenas de um ESPORTE.

Esta mensagem também não é um protesto emocional, baseado apenas na rivalidade entre clubes, e sim baseado no que de melhor a ética e o respeito do jornalismo deveriam proporcionar aos seus consumidores, ou seja, aos leitores, na condução respeitosa e com responsabilidade que deve ter todo aquele que atua em um veículo de comunicação de massa.

Há oito anos resido em São Paulo-SP e somente nós, paranaenses que aqui vivemos, sabemos o quanto é difícil acompanhar tudo o que se passa no nosso Estado, as dificuldades para saber como vai a nossa terra, a necessidade de utilizar todos os meios possíveis para se atualizar e acompanhar o que se passa.

Como dito, apesar de não residir na minha amada Curitiba, procuro sempre que posso entrar em contato para saber à quantas anda minha terra, quais as novidades e assuntos do dia-a-dia, assim meio como que se pudesse ainda, sentir um pouco da alegria que temos por sermos paranaenses e termos essa referência de qualidade de vida e de civilidade, que sempre nos destacou no Brasil.

Portanto, sou um leitor assíduo dos jornais virtuais, entre eles sempre que posso, acompanho seu site. Entretanto, fiquei muito chocado, desapontado, indignado e revoltado hoje, ao abrir o Paraná On-line e ver a capa da edição desta segunda-feira da Tribuna, jornal que sempre respeitei e que habitualmente comprava quando era morador em Curitiba, estampando uma foto que não condiz com a qualidade e imparcialidade que deveria nortear a função daqueles que se dizem jornalistas, responsáveis por atualizar e servir a comunidade com informações precisas e dentro da ética.

A capa em questão, que mostra um jogador do Clube Atlético Paranaense, em uma posição vexatória (de quatro, como diz a capa) e com a inserção de um número 4 em verde na região anal do mesmo, é de um mau gosto incrível, de um desrespeito sem tamanho com a tradição deste veículo de comunicação e que reuniu o pior que uma equipe de repórteres e jornalistas poderia expor em sua função.

Digna de um processo criminal, por inadequação, por humilhação, preconceito e calúnia, tal foto JAMAIS, repito, JAMAIS deveria ter sido publicada ou ter recebido tal destaque neste veículo COMO FOI EXPOSTA, ainda mais considerando-se a rivalidade das duas maiores torcidas do estado e ainda que, além de extremamente vergonhosa para vocês pelo baixo calão e oportunismo desenfreado, servirá ainda para incitar a violência, pelas provocações e uso inadequado a que se prestará em outras oportunidades no âmbito esportivo e/ou fora dele.

Me impressiona como pode um editor/redator permitir tamanho abuso e falta de bom senso, de tal forma que não pude apenas me indignar, mais ainda, envio-lhes este protesto direto contra tal absurdo.

Sei que o que está publicado não volta no tempo e só tenho a lamentar, pela falta de senso crítico e imparcialidade daqueles que acharam que estariam fazendo uma GRAÇA mas que, não passam de pessoas sem condições de atuar como proficionais da imprensa.

É uma pena que não seja possível o veto e o boicote dos torcedores atleticanos e da população em geral a tamanha falta de ética, discriminação e abuso, mas seria de bom tamanho que os orgãos fiscalizadores da imprensa atuassem repudiando tal tipo de abordagem e que o Clube Atlético Paranaense, uma instituição de mais de 85 anos séria e ética, exigisse de vocês uma retratação, por tamanho desrespeito publicado.

Espero que possam considerar de maneira profissional meus comentários e que eles sirvam ao menos para orientar os responsáveis para uma conduta mais ética e pautada na imparcialidade, o que esta capa deixou claro não ocorrer na redação e publicação da Tribuna.

Uma coisa é o sarro, as brincadeiras, o bate-papo e a rivalidade sadia entre torcidas. Outra é o abuso, o desrespeito, a falta de bom senso e ética, que repudio veementemente.

E o pior é que ainda não está nada definido e no próximo final de semana, realmente saberemos quem caiu no campeonato paranaense, não importando qual o resultado, numa disputa que deve premiar sim o time de melhor campanha e resultados e não a chacota e a tentativa ridícula de humilhação de um Clube honesto e de sua torcida apaixonada e digna de respeito!!

Eis aqui o meu PROTESTO!!

VIVA, FURACÃO!!

VIVA A ÉTICA E O BOM SENSO NO JORNALISMO!!



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…