‘Pecamos na finalização’ x falta de planejamento
É, será mais um ano de sofrimento e será um milagre permanecer na elite do campeonato nacional. Com esse time medíocre que se apresentou no início do Nacional 2009. E as desculpas? As mesmas: pecamos na finalização. Eu não sou técnico e sim administrador, mas não vi o mesmo jogo que o Geninho viu.
Então, Geninho, tivemos apenas duas boas chances de gol, ambas com o Wallyson, sendo uma no primeiro tempo pela direita e, a outra quando a zaga do Vitória bateu cabeça e a bola sobrou para o Wallyson na grande área.
Então, foram 21 jogos no Paranaense com nosso amigo Geninho fazendo experiências. Treinos coletivos, com leve aquecimento, coletivo em campo reduzido com dois toques e outros ainda comandados pelo auxiliar técnico.
Geninho, você tem muito crédito com a torcida atleticana, mas está devendo em matéria de planejamento e conjunto. Tivemos apenas um lampejo de futebol frente àquele time do eixo, na Baixada, há uns 10 dias. Fora isto, só apresentações indignas com a grande CAMISA do RUBRO-NEGRO.
A diretoria pode não estar disposta a investir em reforços, acreditando que os que estão aí podem resolver. Fica, então, evidente a falta de planejamento para enfrentar 38 rodadas no longo campeonato nacional.
Vemos times como o Avaí, treinado pelo Silas, com um padrão de jogo, com treinamentos específicos para a zaga. Enquanto isso, nossos zagueiros batem cabeça e o Galatto com grandes defesas. Sim, quando a bola bate nele em decorrência da afobação dos atacantes adversários.
Nas laterais, dois aposentados no departamento médico e dois jovens valores que podem começar a se queimar diante dos maus resultados da equipe. Mas há a esperança do Nei, que pode voltar em breve, porém, é um trombador
No meio, dois volantes de marcação, que ficam devendo neste quesito e, com a bola no pé, não sabem o que fazer, apenas rifam as bolas. Sobra o Marcinho, que sozinho não consegue resolver. E a esperança da volta do Valencia, que além de bom no desarme, sabe sair jogando com a bola nos pés.
No ataque sobra vontade ao Rafael, mas falta um pouco de qualidade para enfrentar os bons zagueiros no Nacional.
O Wallyson fez alguns bonitos gols, mas tem se afobado nas finalizações, bem como o lado psicológico já deve estar pesando em função da cobrança pelos gols perdidos. Mas também demonstra a falta de treinamento.
No mais fica nítida a falta de conjunto do RUBRO-NEGRO e o mau preparo físico. Isto demonstra o quanto é falho em questão técnico-tático. Assim, só nos resta esperar que o Sr. Geninho faça jus ao seu salário.
Há de treinar 5 dias por semana. Com treinamentos pela manhã e tarde. Se precisar, inclusive à noite. Já que 21 jogos pelo Paranaense não foram capazes de estabelecer um time base e um esquema tático de jogo, bem como um padrão para o esquema desejado.