A união faz a força, Paraná!
Não sei nada da vida. Mas conheço essa história e, sobre a união das ‘torcidas paranaenses’, achei muito conveniente citar:
Era uma vez uma ilha chamada Britânia. Lá existiam três povos muito parecidos entre si. Mas cada um ficava encolhido em seu próprio reinozinho. Os anglos, os saxões e os jutos viviam em suas intrigas e trocas de farpas. Não faziam qualquer questão de se unirem contra os inimigos de fora.
Todo ano, os vizinhos celtas da ilha ao lado invadiam a Britânia, entravam em cada reino e faziam das suas. Molestavam as mulheres, humilhavam os homens e lhe roubavam os tesouros.
Mas um dia, esses três reinos finalmente se uniram em um só. Formaram um exército. Juntos, lutaram para proteger sua ilha, que passou a ser chamada de Inglaterra. Se proclamaram um só povo, em busca do mesmo interesse.
Desde então, nenhum inimigo ousou adentrar a Britânia, nem os franceses de Napoleão, nem os nazistas de Hitler.
O sucesso dessa união foi tão grande que a ilha se transformou na maior nação do mundo durante meio milênio. Depois, esse mesmo povo se mudou pro continente ao lado e formou outro país, um ainda mais rico, capaz de declarar guerra contra todo o mundo e ainda ganhar. E agora expande seu idioma para o resto do mundo.
Alguma semelhança com o estado do Paraná? Acho que nenhuma.