Tabela
Vejamos nossa tabela para o final da 1ª fase do Brasileiro, lembrando que temos no momento 12 míseros pontos em 42 disputados. Ou seja, 29% de aproveitamento. Se mantivermos o espetacular aproveitamento, chegaremos ao final com 32 pontos. Resumindo, provavelmente na lanterna da competição. Precisaremos de um aproveitamento de 45% pra não cair. Nada a menos que isso.
Sendo otimista, imagino que ganharemos 6 dos próximos 15 pontos que disputaremos antes do final da 1ª fase
29/07/09 Goiás – Serra Dourada
02/08/09 Atlético – Arena
05/08/09 Cruzeiro – Mineirão
08/08/09 Botafogo – João Havelange
16/08/09 Barueri – Arena
Assim, teríamos 18 pontos em 57 disputados, + ou – 30% de aproveitamento. Muito fraco.
Precisamos de 46 pontos para quem sabe escapar. Este ano o campeonato está mais disputado e certamente teremos times rebaixados com 45, visto que no ano passado ficou nesta faixa. Portanto, faltariam 28 pontos em 19 jogos, sendo 10 em casa. Resumindo teríamos que vencer todos os jogos em casa. O que, pelo histórico no campeonato, será muito difícil.
Nossos adversários estão pontuando, tanto em casa quanto fora (vide Avaí). Destes, já excluindo o Cruzeiro, o São Paulo e o Santos, que somarão pontos com facilidade. Sobraram:
10° Avaí 19
13° Santo André 17
14° Coritiba 15
15° Botafogo-RJ 15
17° Sport Recife 13
18° Atlético-PR 12
19° Fluminense 11
20° Náutico 11
Portanto, presidente MM, será que já é chegada a hora de nos desesperarmos?
Nossos rivais são melhores tecnicamente que nós. No mesmo nível que o Atlético temos o Avaí, que está a 7 (sete) pontos acima. Santo André 5 (cinco). Botafogo e Coritiba 3 (três). O Fluminense é um incógnita ainda, mas tem time pra sair da degola. O Botafogo, pelo visto, está se recuperando e provavelmente vai sair. Sobrou quem? Sport, Náutico e ainda restam duas vagas para a segundona.
Observação: Sr. presidente, só peço que agora não me venha bancar de macho. Já sabemos que a omissão é sua marca registrada, portanto, não venha querer demitir o treinador e contratar o Emerson Leão, que foi demitido no Sport. Brincadeira tem limite.
Observação 2: ficaria extremamente espantado se não levarmos um goleada do Goiás no Serra Dourada.
Observação 3: as contratações já acabaram, pois é notável a falta de técnica de nosso time. Precisamos de goleiro, lateral-direita, um esquerda bom pra reserva, um meia, um armador e mais um atacante.
Espero que nosso presidente e comissão saibam disso, pois esse discurso de dificuldades já encheu. De contratações para repor (haha) idem.
Considerações finais: desde já vou dando minha palavra. Sr. presidente, no final do ano não venha com discurso de que não podemos abandonar o Clube nesse momento. Se o Atlético cair, espero que o Sr. convoque uma assembléia, contrate uma auditoria de renome para analisar as contas do clube e entregue seu cargo a alguém competente.