Só 50%!
Ao abrir a página da Furacao.com, deparo-me com a seguinte manchete:
“Claiton rompe tendão de Aquiles e ficará quatro meses fora”.
Ora, durante muitos anos, aproximadamente 15 anos, pratiquei com intensidade o karatê, esporte esse que me levou a diversas convocações em seleções estaduais e até a uma convocação, na década de oitenta, para a seleção brasileira da modalidade.
Sempre treinei na mesma academia, com a supervisão atenta do conhecido e reconhecido grande mestre Aldo Lubes. Treinamentos fortes, horas e horas em cima do dojo, trabalhando intensamente pernas, braços… e quem pratica ou praticou karatê sabe do que eu estou falando.
Nos anos em que estive sob o olhar clínico do mestre, jamais tive contusões sérias, que me afastassem dos treinamentos por mais de um ou dois dias. Também nunca vi amigos meus de seleção, e que treinavam com o mesmo vigor e intensidade, serem afastados por mais tempo do que isso.
Em suas preleções antes de qualquer treinamento, o nosso Sensei sempre dizia: “Quando se treina, nunca se dá 100%, sempre 50%”. Talvez seja essa consciência que deve ter quem administra as coisa do Atlético, seus atletas e o seus treinamentos. Em treinamentos só se deve dar 50%! Isso evitaria que atletas como o Claiton, do qual estamos tão necessitados, se machucassem tolamente.
Alguém precisa incutir em quem cuida desses atletas que 100% só se dá durante o jogo e não em treinamentos. Aliás, em treinamento atleta algum pode se machucar. Machucado, não poderemos contar com ele quando o jogo for de verdade.
Depois eles dizem que foi azar, fruto da má fase, quando na verdade é pura falta de conhecimento ou de alguém realmente responsável pelo atleta e seus treinamentos.