21 ago 2009 - 23h07

Encontro debateu diminuição de custos para a Copa

Estratégias para diminuir os custos com a organização da Copa de 2014 no Brasil e a ampliação dos prazos estabelecidos pela Fifa para o Mundial foram debatidos nesta semana no Rio de Janeiro. O II Seminário das Cidades Sedes terminou nesta sexta-feira, com a presença de representantes da Fifa e da CBF e a coordenação da gerente geral do Comitê Brasileiro, Joana Havelange.

Os presentes concordaram quanto a desobrigação de cobrir totalmente os estádios da Copa, diminuindo em mais de trinta milhões o custo inicial dos projetos. Quanto aos prazos, foi fixado que os projetos finais devem ser entregues ao Comitê Nacional até o final de fevereiro de 2010. A FIFA fixou o dia 1º de março de 2010 como prazo final para o início das obras, de acordo com cada projeto, nesta data, sem prorrogação. Quem não fizer assim, estará fora da Copa do Mundo.

Curitiba

A cidade de Curitiba estava representada no encontro pelos integrantes da Comissão da Copa do Mundo 2014 da Câmara Municipal de Curitiba (os vereadores Mario Celso Cunha, Pedro Paulo, Renata Bueno e Valdemir Soares). Também estiveram presentes a engenheira do IPPUC, Suzana Costa, e o arquiteto responsável pelo projeto da Arena da Baixada, Carlos Arcos, além do Secretário Municipal de Assuntos Institucionais, Luis de Carvalho, Gestor da Copa pelo município de Curitiba.

De acordo com o presidente da Comissão da Copa da Câmara Municipal e conselheiro do Atlético, Mario Celso, os trabalhos na capital paranaense estão adiantados comparados a outras cidades. “Curitiba está bem adiantada, pois os projetos estão prontos ou em fase final. Como é o caso da questão ambiental, ecológica e urbanística. O projeto de viabilidade econômica também está elaborado e será contratada uma assessoria para acompanhar tecnicamente todos os projetos”, afirmou.

As discussões do encontro priorizaram a questão dos estádios das cidades-sedes. Mas aspectos como redes hoteleira e gastronômica também foram apontados na apresentação curitibana.

Informações: Assessoria de Imprensa do vereador Mario Celso Cunha



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…