Que pena, Atlético!
Que pena que a vitória não veio! Que pena que não conquistamos ao menos um empate contra o Palmeiras, mas o futebol apresentado pelo Atlético foi animador. Tivemos um maior volume de jogo durante toda a partida, criamos mais oportunidades do que o líder do campeonato, na casa deles, porém, esbarramos na eficiência do grande goleiro Marcos. Se tivéssemos jogado assim diante do Sport, há duas semanas, possivelmente não teríamos passado tantos sustos na magra vitória de 1 a 0.
Mesmo não concordando com a escalação e o posicionamento de algumas peças que Antônio Lopes insiste em manter no time, o Atlético teve brio, jogou de igual para igual e não se deixou intimidar diante de jogadores da estirpe de Vagner Love, Diego Souza e Marcos. Não sei se pela maior exposição ou até mesmo pela motivação de jogar contra um dos principais candidatos ao título, os jogadores se comportaram muito bem em São Paulo. Mesmo com o paredão Marcos, arrisco a dizer que se tivéssemos um atacante de mais ‘peso’ em campo, teríamos saído com a vitória, tamanha a superioridade do Furacão, especialmente no segundo tempo.
Quis o destino que mais uma vez um ex-jogador nosso fosse o algoz de mais um resultado amargo. No último sábado, foi a vez do zagueiro Danilo, que saiu do Atlético praticamente escorraçado, pois junto do goleiro Vinícius, foi o responsável por entregar o título do Campeonato Paranaense de 2008 de bandeja para nosso maior rival. O zagueiro deu o chutão que iniciou a jogada do primeiro gol do Palmeiras (justo um chutão?) e ainda fez o segundo gol em uma jogada de escanteio. Eu torço pelo Danilo… torço para que vá muito bem no Palmeiras e que ainda renda fruto$ para o Atlético. Nada além disso.
A grande surpresa do Rubro-Negro, além do bom futebol apresentado, foi a movimentação do meia-atacante Marcinho. O tão criticado jogador infernizou a defesa do Palmeiras, demonstrou velocidade quanto acionado nos contra-ataques e foi eficiente nas finalizações. Foram ao menos quatro chutes a gol, três deles exigindo grandes intervenções do goleiro palmeirense. Pena que do outro lado estava o Marcos.
Agora destaque mesmo foi o volante Valencia. Durante a última semana vi alguns torcedores criticando nosso colombiano, dizendo que enquanto tivermos um ‘brucutu’ no meio de campo, não vamos a lugar nenhum. De certa forma não tiro a razão de quem o julga assim, uma vez que o jogador não tem grande capacidade técnica, mas e a capacidade de marcação e a raça? Ah se tivéssemos mais uns dois ou três Valencias no elenco. Diego Souza? Who? Considerado um dos melhores meias em atuação no país, convocado para a Seleção Brasileira e um dos destaques do Brasileirão 2009, não viu a cor da bola e há quem diga que ele não entrou em campo no último sábado.
Vamos em frente, Atlético! Repetindo a boa atuação do último jogo, podemos surpreender o Corinthians no próximo final de semana. Por que não uma vitória? Já ganhamos do Cruzeiro em Belo Horizonte.
Por último, concordo com quem diz que prefere jogar feio e vencer do que jogar bem e perder, mas convenhamos, jogando bem as chances de vencer aumentam consideravelmente, principalmente contra os adversários gabaritados que teremos nas próximas rodadas.