Estadual 2010 prevê supermando ao líder
No arbitral ocorrido na sede da Federação Paranaense de Futebol, além da tabela dos jogos do Estadual 2010, também foi discutida a questão do regulamento do campeonato. Segundo o que estabelece o Estatuto do Torcedor, a tabela dos jogos e o regulamento devem ser divulgados 2 meses antes do início da competição (ou seja, até o dia 17 de novembro).
O supermando foi uma das tônicas do Campeonato Paranaense 2009. A confusão está no artigo 9º do regulamento, que prevê ao campeão da primeira fase o direito de mandar os sete jogos da fase final em casa:
Art. 9º – Na segunda fase do campeonato, as 8 (oito) EPD (Entidade de Práticas Desportistas) classificadas se enfrentam em turno único, com mando de campo da EPD que teve melhor classificação geral na fase anterior do campeonato.
No Paranaense 2009, o Atlético chegou a ir ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para fazer valer o texto do regulamento e garantir ao primeiro colocado o direito do supermando que acabou sendo do próprio Furacão.
Regulamento 2010
No arbitral desta quinta-feira, foi discutida basicamente a tabela e as transmissões dos jogos. Uma nova reunião acontecerá nesta sexta-feira para definir detalhes finais do Paranaense 2010, entre eles o regulamento. Por enquanto, está mantido o regulamento deste ano, ou seja, com o Estadual dividido em duas fases. Na primeira, as 14 equipes se enfrentam em turno único. No segundo turno, os oito melhores jogam entre si, também em turno único e, por enquanto, com direito ao supermando ao campeão.
A Futpar (Associação das Entidades de Prática de Futebol Profissional do Estado do Paraná) tentará uma manobra, com o aval dos 14 clubes participantes da primeira divisão, para aprovar a versão da tabela da competição de novembro de 2008, ou seja, com a distribuição de mandos de campo na segunda fase da seguinte maneira: do primeiro ao quarto colocado na primeira fase com quatro mandos de campo e três partidas como visitantes. Do quinto ao oitavo, três em casa e quatro fora. A proposta deve ser votada no arbitral desta sexta-feira.
Liminar
Nesta quinta-feira, o STJD concedeu uma liminar impetrada pelo Arapongas, suspendendo temporariamente as decisões do arbitral do Paranaense 2010. A equipe aguarda um julgamento do tribunal quanto ao W.O. da partida contra o Foz do Iguaçu, na última rodada da Série B.
Pela decisão do STJD, o Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) tem até 15 dias para avaliar a questão.
Caso saia vencedor nos tribunais, o Arapongas retornará à primeira divisão e o Operário, que ficou com a segunda vaga da Série B deste ano, retornará para a Divisão de Acesso.
Informações: Gazeta do Povo On-line