Campanha Doe sangue pelo seu time
Aconteceu no último sábado, na sede da Torcida Os Fanáticos, o lançamento oficial da campanha Doe Sangue pelo seu time, uma parceria entre a Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa do Estado do Paraná e o Biobanco do Hospital de Clínicas.
Com o objetivo de suprir a demanda que os bancos de sangue apresentam, a campanha está mobilizando os torcedores do Atlético e do Coritiba. De acordo com o deputado Ney Leprevost, que preside a comissão, o movimento representa também um manifesto pela paz. Estamos muito felizes em contar com as duas grandes torcidas do Paraná nessa parceria que simboliza um pacto de paz e pela vida. Os bancos de sangue estão em situação periclitante. No Hospital de Clínicas, atualmente, são feitas cerca de 30 doações, onde o ideal seria receber no mínimo 80 doadores. Daí a importância da parceria com as torcidas, que tem alto poder de mobilização”, avaliou.
Segundo informações do Banco de Sangue do HC, houve uma queda de 10% com relação ao mesmo período do ano passado. Há necessidade de todos os tipos de sangue, sendo que os que estão em maior falta são os tipos A negativo e O negativo. Estima-se que 1,7% da população brasileira doe sangue eventualmente.
Para atender à demanda de todos os grupos sanguíneos, o Biobanco precisaria manter uma média de 1200 doações por mês, mas a média mensal tem sido de 950 doadores, chegando a 750, nos piores momentos registrados.
A CAMPANHA
Os torcedores que forem acompanhar os jogos nos estádios de seus respectivos times terão acesso a um folder explicativo dos procedimentos de doação de sangue. Nas ocasiões, voluntários estarão, juntamente com os líderes das torcidas, distribuindo os folhetos informativos nos três últimos jogos a serem disputados pelo Atlético e pelo Coritiba.
A 1ª ação foi no último sábado no confronto entre Atlético e Cruzeiro, confira as próximas:
Ação 2: Atlético x Botafogo, domingo (29), 17h Arena da Baixada
Ação 3: Coritiba x Fluminense, domingo (06), 17h Couto Pereira
PERFIL DO DOADOR
Para ser um doador é necessário ter entre 18 e 65 anos. Não podem doar pessoas com antecedentes de hepatite B e C, doença cardíaca, antecedentes de Acidente Vascular Cerebral, comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis e ou doença infecciosa ativa. Caso o paciente esteja tomando alguma medicação, a sugestão é que ligue para o Banco de Sangue para saber se há contra-indicação.
O procedimento para a doação de sangue é simples. Ao chegar ao Banco de Sangue para uma primeira doação, portando documento de identificação com foto, a pessoa fará um cadastro. Logo em seguida, passará por um teste de anemia e de pressão arterial. Não tendo problemas nessas avaliações, o doador terá que responder um questionário, que contará com perguntas sobre a sua saúde atual e passada. A doação em si, dura em torno de cinco a dez minutos.
Serviço
O Banco de Sangue do HC que funciona de segunda a sexta-feira das 7h30 às 18h, e sábado das 9h30 às 15h.
Rua Agostinho de Leão Jr, 108, esquina com General Carneiro (prédio central do HC). Mais informações pelo fone: 3360-1875
Fonte: Assessoria Dep. Ney Leprevost