Eternamente Coxa Série B
Parabéns! Sem ano de glória… 2009.
Coritiba Foot Ball Club manchou a sua história ontem, hoje e eternamente no ano do centenário 1909-2009 e disputará a divisão inferior na temporada 2010, depois de somar 45 pontos corridos pelo Campeonato Brasileiro Série A, que contará ainda com: Santo André, Náutico Capibaribe e Sport Recife.
BR-09 obteve os resultados 0-0/3-2 nos clássicos Atletibas e subseqüente, caiu do alto da glória com o troféu nacional triunfado pela equipe de Ênio Andrade, Estádio Maracanã, 1985.
O Império alviverde foi destronado em 1989, 2005 e 2009, respectivamente com os gloriosos treinadores: Dirceu Krüger, Estevan Soares e Ney Franco, ex-Furacão.
Em 1989, foi decorrente de suspensão imposta pela CBF diante da recusa em jogar contra o Santos, na cidade de Juiz de Fora (MG).
Depois já na era dos pontos corridos na 38ª rodada foi rebaixado contra o Internacional, colocando tristezas e decepções, choros e lamentações nos rostos da coxarada, dentro do Couto Pereira.
Esse mesmo Colorado voltara em 2009 eliminar o Verdão nas semi-finais da Copa do Brasil, em Curitiba.
Antes, no mês de maio, o clube detentor de 33 troféus do Campeonato Paranaense, terminou o torneio estadual na 3ª classificação, após igualdade (0-0) com o Cianorte, no quadrangular final, jogando em casa.
Atlético felicitou os coxas-brancas comemorando o seu 22º título na carreira paranaense.
Em agosto, o Vitória venceu o Coritiba nos pênaltis 3-5, decorrente dos placares 2-0 em jogos pela Copa Sul-Americana. Após a eliminação, teve o consolo recebido numa placa comemorativa em homenagem aos 100 anos de história do clube, assinada pelo paraguaio Nicolas Leoz, Presidente da Conmebol.
Fluminense perseguiu o empate 1-1 aliviador na competição nacional, embrulhou o Cori em papel de alegria atleticana e o Vovô Coxa entregou o presente de natal a milhares de fanáticos torcedores rubro-negros do Atlético Paranaense.
Coritiba celebrou o seu centésimo aniversário e com um sopro nas velas ofuscou a estrela dourada, conduzindo o time novamente para a Série B. O capitão Marcelinho Paraíba teve participação especial e também dançou na festa. Agora sua torcida festejará o ‘Green’ no inferno e sofrerá o calvário da dor na segunda divisão.
Haverá clássico Paratiba, pois o Paraná terminou a jornada Série B, 10ª classificação, 14 vitórias, 53 pontos realizados.
O Atlético Paranaense representará o Estado, 2010 será disputado o Campeonato Brasileiro Série A-tlético! Série A-tlético! Série A-tlético!