Vergonha paranaense
Mais uma vez, como em 2005, faltando 10 minutos para acabar o jogo do coxa, sentei no meu sofá, abri uma cerveja bem gelada e curti os últimos momentos do centenário clube paranaense na série A do campeonato brasileiro. Muitas risadas, muitas alegrias, pois de fato a arrogância do time verde e a proteção da mídia paranaense são intragáveis. Um castigo mais que merecido, agravado pelas cenas de selvageria protagonizadas por vandalos travestidos de verde.
O campeão brasileiro com o menor aproveitamento de pontos (36%), teve para sempre sua história manchada num ano tão importante pra eles.
Falo agora como cidadão e como profissional de segurança pública que sou, quanto aos fatos ocorridos após o apito final, dentro e fora de campo, que decretou a ‘pena de morte’ aos verdes. Não me recordo de fatos tão graves ocorridos em nosso Estado como os que vi ontem infelizmente.
A punição DEVE ser exemplar, ao clube e aos ‘torcedores’, que participaram de toda essa violência. No mínimo um ano de proibição de realização de jogos no Couto Pereira, multa pesada e indenização de todo o patrimônio apedrejado pelas ruas da cidade, patrimônio público custeado pelos impostos que coxas de verdade, paranistas, atleticanos e outras pessoas que nada tem a ver com futebol pagam e não devem ser penalizadas pelos atos de poucos vândalos.
As imagens geradas por toda a imprensa DEVEM ser utilizadas para punição severa daqueles que invadiram o campo e atentaram contra o Estado, contra todo o ordenamento jurídico, que naquele momentos era representado pela Polícia Militar. Qual foi a culpa daqueles bravos soldados no rebaixamento do coxa a 2º Divisão? Muitos deles tenho certeza, estavam com o coração apertado também, pois obviamente dentre eles haviam muitos torcedores do coxa também.
Na minha opinião o que viu não foram agressões e sim tentativa de homicídio. A cena daquele policial desfalecido no gramado, ainda sendo atingido por paus e pedras, enquanto vários outros marginais incitavam para fossem ‘pra cima’ dos policiais, só pode ser tratado com esse rigor pela justiça. A identificação pelas imagens é essencial para uma punição rigorosa, que deve ser cobrada pela imprensa paranaense, sem o protecionismo e a parcialidade de sempre a favor dos verdes.
Algo de exemplar deve ser feito, para que fatos como esses não ocorram mais e venham a manchar ainda mais a imagem dos clubes, da cidade, do Estado e do País, que aliás será sede de Copa de Mundo, daqui a menos de 5 anos. Ou será que se esqueceram disso?
Parafraseando Boris Casoy, UMA VERGONHA!!!
Quanto ao nosso FURACÃO, que a lição dos verdes sirva para nós. Mais uma vez escapamos do inferno no final. Devemos aproveitar essa chance de 2010 e com muita seriedade, palnejamento e boas contratações (o Coração Valente poderia ser uma delas) aumentarmos ainda mais o abismo que nos separa dos outros times paranaenses e nos consolidar de vez como um dos gigantes do futebol nacional comerando mais uma vez um título de expressão ano que vem. Não aprendemos só com nossos erros, mas com os erros alheios também.
Fiquei muito feliz com os comentários de ontem na ESPN Brasil, quando falavam do Flamengo campeão brasileiro e de sua estrutura. Por várias vezes foi citado o nosso querido ATLÉTICO, ao lado de São Paulo e Cruzeiro como os times de melhor estrutura do país.
Só falta planejamento e um time competitivo. Viva 2010 para a imensa nação Rubro-Negra. Títulos com certeza Virão.
E parabéns aos ‘TURISTAS’ da 1º divisão, ontem voltaram ao lugar cativo deles. KKKKKKKK