28 dez 2009 - 18h45

Atlético contrata dois jogadores colombianos

O Atlético contratou nesta segunda-feira os primeiros reforços para a temporada 2010. O Furacão resolveu apostar mais uma vez no mercado sul-americano e acertou com dois jogadores colombianos.

O atacante Jorge Serna, 30 anos, e o zagueiro Samuel Vanegas, 33 anos, já assinaram contrato com o Furacão pelo período de um ano e ficarão à disposição do técnico Antonio Lopes.

Serna e Vanegas foram indicados ao Atlético pelo observador Borba Filho, que também havia sido responsável pelas indicações de Ferreira, Valencia, Viáfara e Navarro Montoya, entre outros. Borba é jornalista e já foi técnico. Ele tem grande conhecimento do futebol sul-americano e trabalha indicando jogadores a clubes brasileiros.

A contratação dos jogadores foi divulgada em primeira mão pela jornalista Nadja Mauad. Em entrevista ao blog da jornalista, Borba Filho falou sobre as características dos atletas: “O Samuel foi campeão colombiano, era capitão da equipe. Já o Serna é um jogador de área, tem 1.90”.

Serna

O atacante Jorge Serna tem 30 anos, 1,90m, e já passou por dez clubes em sua carreira. Ele é bastante identificado com o Independiente Medellín, onde iniciou sua carreira, em 2000, e clube pelo qual teve quatro passagens.

Com a camisa do Decano do futebol colombiano, ele foi campeão do Torneo Apertura, em 2004, e artilheiro do Campeonato Colombiano de 2001, com 29 gols.

Jorge Horacio Serna também teve breves passagens por times pequenos da Itália (Como) e da Espanha (Rael Jaén) e atuou em vários times da América do Sul, como Uruguai, Chile, Venezuela, Equador e Peru. Seu último clube foi o Envigado, da Colômbia. Serna marcou sete gols em 13 partidas no Campeonato Colombiano – o artilheiro foi Martínez, com 18.

Serna já jogou duas vezes contra o Atlético, defendendo o Independiente na Libertadores da América, em 2005. Ele marcou o terceiro gol da vitória do DIM sobre o Rubro-Negro na Arena da Baixada por 4 a 0.

Naquela época, Borba Filho integrava a comissão técnica do Atlético. Na primeira fase, ele foi o responsável por avaliar os adversários e passar um relatório sobre a forma de jogar dos times sul-americanos. O curioso é que Serna foi objeto de comentário do então auxiliar: “Já quanto a parte tática, destacou que o esquema é uma espécie de 4-3-2-1, com os armadores Molina e Morantes, este último o cérebro da equipe. Lembrou porém que o centroavante, o camisa 9 Serna vive em pé de guerra com a torcida pelas inúmeras chances desperdiçadas”.

Logo depois da derrota em casa para o Independiente, Borba assumiu interinamente o comando da equipe e ajudou o Atlético a se classificar contra o Cerro Porteño, nas oitavas-de-final.

Vanegas

O zagueiro Samuel Vanegas tem 33 anos e vinha jogando no Independiente Medellín, ex-time de Serna e atual campeão colombiano. Antes disso, jogou por três anos no rival Nacional de Medellín e no Once Caldas, clube pelo qual foi campeão colombiano, em 2003, e da Libertadores da América, em 2004.

Vanegas tem 1,87m e é considerado um líder. Já foi convocado para a seleção colombiana. O zagueiro é destro e costuma atuar pelo lado direito. Além da indicação de Borba, Vanegas foi observado também pelo auxiliar técnico Leandro Niehues, que viajou a Colômbia especialmente para vê-lo em ação.

“É um jogador muito forte e que é excelente na bola aérea. E tanto ele como Serna são jogadores consagrados na Colômbia que caem como uma luva para a necessidade do Atlético”, declarou Niehues em entrevista ao site oficial do Atlético.

Confira a ficha técnica dos novos reforços:
Jorge Serna
Samuel Vanegas



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…