Meninos e procuradores – carta ao Manoel
Meus amigos: chamou a minha atenção declarações que o menino Manoel deu para um jornal da Capital. Perguntado sobre o que desejava para o Clube em 2010 disse que ‘nada em especial’. Perguntado sobre o que desejava como jogador disse de maneira enfática: ‘quero me transferir ainda em 2010 para a Europa’. É um tristeza. Enquanto jogadores mais experientes, procuraram dar declarações afirmando que gostariam de ser campeões pelo clube e que como jogadores tinham muito o que aprender, o menino Manoel, de cabeça já feita por ‘empresários da bola’, presta uma declaração infeliz como esta.
Isto bem demonstra a falta de preparo intelectual, cultural e de educação em geral dos jogadores de futebol, que só estão preocupados com cifras. Quero acreditar que esta declaração do Manoel seja fruto de sua inexperiência. Mas é triste ver um jovem e promissor jogador pensar assim. Se pensa assim, já está começando errado. Deve primeiro provar que não é apenas uma promessa e sim um verdadeiro jogador de futebol. Caro Manoel: espelhe-se em jogadores consagrados que estão aí do seu lado. Veja o exemplo de um Paulo Baier, de um Alex Mineiro, Valência etc. Jogadores que não precisam provar mais nada e que continuam humildes jogando seu grande futebol. Converse com eles, será bom para você.
Por fim, apesar de você não desejar nada de especial ao clube e a grande Nação Rubro-Negra, eu DESEJO PARA VOCÊ E TODA TORCIDA DO FURACÃO, UM GRANDE 2010. Mas fique alerta Manoel e ponha sua cabecinha no lugar, pois do contrário você será somente mais um jogador que não passou de um sonho de uma noite de verão.