Animus
Animus – vontade – foi o que sobrou para os jogadores do Toledo o do Operário de Ponta Grossa nos dois jogos contra o Atlético.
Ver os jogadores do Operário comemorando, como se fosse um título, a vitória sobre o Atlético me intrigou.
Tudo bem…um venceu uma força do futebol parananese em sua casa o outro empatou em seus domínios…mas?
Recordo do time do Cianorte – campeão paranaense em 2008…foi para Série C e…foi para o brasileirão e…
Bem qual então a grande façanha…porquê times de 3ª ou 4ª divisão dão tudo e mais um pouco para ganharem…
Ora! Não tem nada a perder…possuem um quadro de jogadores que dão tudo e mais um pouco não pela camisa do time de jogam, mas para obterem um exposição e um contrato futuro.
Não duvidando de jogadores que jogam de graça em times de fachada somente para terem exposição e tentar obter o tal contrato no futuro – lembrai-vos de Guarú.
Onde entra o Atlético nisso – ô saudades do sul-minas! -, bem um pouco de vontade e esforço dos jogadores cai bem…afinal nós torcedores esperamos mais de nosso time.
Mas – caras! – a tigrada do Toledo e do Operário deitou o sarrafo nos jogadores do Atlético, foi tipo na base da burduna e não se esqueçam do quê aconteceu com nosso Valência no ano passado no Paranaense.
Aquela tigrada estava com sangue nos olhos e a faca entre os dentes para jogar contra o Atlético. Pareciam o Wallyson e o Rafael Moura contra o corinthias na copa do Brasil do ano passado.
Vejam um fato: o público pagante de TODA A PRIMEIRA RODADA DO PARANAENSE eu disse TODA foi de 11.049 pagantes. O jogo do Atlético em uma quarta feira chuvosa foi de 10.586.
Ora é desproporcional, é atípico, é estranho.
Não tenho dúvidas que passaremos para a rodada seguinte, se com supermando, vai…beleza…senão: tá e daí?
Resumo da ópera…não dá o Campeonato Paranaense é medíocre e dá medo, há 300 anos atrás se justificava, não havia um torneio nacional organizado, não havia o ‘profissionalismo’ que existe hoje.
Assim os jogadores davam o sangue pelo seu clube, jogavam com vontade e retribuia as bordoadas…hoje só se for de armadura e colete à prova de balas.