Futebol hoje e comparações
Hoje me sai a notícia do interesse no Pedrão (ex-Barueri). Por mais que eu ache esse cara um bom centro-avante. Não precisamos desse tipo de jogador.
Será que eu não entendo de futebol? A bola não chega de forma trabalhada para os atacantes. Não temos muitas variações de jogadas pelos flancos e assim não tem porque gastar em mais um atacante com essa característica.
Precisamos de um meia de bom nível com urgência. Não importa a idade, o importante é vim pra somar e para ajudar a não queimarmos os garotos que estão entrando agora.
Outro ponto que tenho que salientar é quando falam da média de idade do time. Temos jogadores jovens? Concerteza, mas todos jogaram o Brasileiro do ano passado, contra oque tinha de melhor no futebol nacional. Se jogando um Brasileiro de primeira divisão, com o fantasma do rebaixamento sempre rondando e mesmo assim os caras chegam aqui e falam que o time é inexperiente e muito jovem, estes tão de brincadeira.
Jogamos contra ninguem e perdemos para nós mesmos. Tropeçamos na própria ruindade.
O Rafael Moura acertou com o Goiás e não duvido que faça um porção de gols quando entrar nos jogos, pois será reserva do Fernandão. O time é bem estruturado e ele certamente fará alguns gols. Com a 9 do atlético, nem Drogba, nem Etto, nem Ronaldo, nem Adriano, conseguriam fazer mais que o Rafael Moura.
Eu ainda estava esperançoso, pois acreditava que oque tínhamos era suficientes (antes da saída do Marcinho). Depois achei que o Paranaense era o laboratório para as outras competições. Hoje eu acho que estava errado. Nossa estrutura de time está com grandes avarias e sem recuperação. Os garotos que aí estão podem até jogar muito um dia. Mas precisamos de jogadores agora. O campeonato Brasileiro está chegando e precisamos estar voando baixo para pelo menos não sofrermos mais um ano.
Se continuarmos assim, no primeiro clássico em que formos derrotados, o técnico cai e vem a diretoria ascenando mudanças e dando uma de ‘machões’. Daí o time ganha duas partidas e o presidente virá a público falando que temos time para sermos campeões nacionais.
Revelações da Base.
Revelações da base pra mim é o Manoel e ponto final. O resto é jogador sem condições de vestir a camisa rubro negra. Alguns até poderiam ser bons suplentes.
Comparações com o time de 2001.
Algumas pessoas citaram o time de 2001, que era a mesma coisa que agora. Cheia de apostas.
Desde quando acompanham futebol? Já vínhamos desde 98 chegando na fase de mata-mata do Brasileirão. Com a base do Paranaense de 98, montamos o time de 99, o estadual nós perdemos, pois priorisamos o Brasileiro. No Nacional daquele ano, fomos bem, mas na hora de decidir pecamos muito. Em compensação batemos todo mundo na seletiva e rumamos para a Libertadores da América.
Na Libertadores fomos a sensação da 1ª fase, mas esbarramos em nós mesmos no jogo de ida contra o xará mineiro. Mesmo assim a boa base foi mantida e reforçada ainda mais. Mesmo na libertadores, montamos um elenco grande e formamos o ‘venania’, que tinha Silas, Adauto, Gauchinho, Silvinho, Gilson Batata, etc.
Nos recuperamos na João Havelange de 2000 e seguimos fortes para o ano histórico de 2001. Neste ano, mais uma vez vencemos o paranaense e agimos rápido quando fomos derrotados pelo coxa na primeira fase. Trouxeram o Adriano, o Valdir e outros.
No brasileiro nossa base já era boa e tinhamos uma estrutura de time, bom goleiro, lateral direito Alessando, nível de seleção na época, o esquerdo Fabiano idem. Gustavo, Nem e Rogério eram uma parede de concreto. Cocito mandava no maio de campo, dexando Kleberson e Adriano em condições de criar para os exelentes Alex Mineiro e Keber. Tínhamos o bom Souza, que sempre que entrava acabava com o jogo com seus passes e tranquilidade. Tínhamos o Ilan que mandava muito bem. O Igor que ajudou muito nas fases finais.
Mas só fomos tudo isso, porque mesmo com um time forte, estávamos perdendo pontos bobos e o Mario Sérigo que ajudou a montar o time se demitiu. Aí que veio o lendário Geninho e o final da história todo mundo sabe…
Portanto não comparem isse amontoado de jogadores com o time de 2001. Aquele time poderia fazer frente a todos os outros campeões depois de 2001. Aquele time lutava, dava o sangue e não se intimidava com cara feia. Alguem lembra o Kaká tentando arrancar com a bola? Claro que não, pois o Cocito não deixou. Falando nisso, Cocito, Rogério, Nem, Alessandro cansaram de serem expulsos, pois queriam mostrar a nossa força e que alí, tinha quem mandasse. Até porque eles sabiam que tínhamos peças de reposição.
Ou seja, tudo isso foi construído em 98, fomos melhorando e aperfeiçoando. Hoje não temos oque aperfeiçoar. Qualquer jogador que chegue hoje, já teria condições de jogar e ser titular, tamanha a falta de técnica do time atual.
No passado foram vários bons jogadores que não brilharam por aqui, devido a termos bons jogadores.
Que saudades daquele tempo.