9 mar 2010 - 1h40

Aos 37 anos, Leandro encara maior desafio da carreira

Quem acredita em inferno astral pode estar pensando que Leandro Carlos Niehues vai começar a sofrer nos próximos dias. Às vésperas de completar 37 anos – ele comemora aniversário no domingo, dia 14 -, ele assumirá o maior desafio de sua carreira profissional.

A partir desta terça-feira, ele será o técnico do maior clube de futebol do Paraná. Terá a grande responsabilidade de dirigir um time amado por mais de um milhão de pessoas. E levar esta equipe à conquista do bicampeonato paranaense.

Não é tarefa impossível para um treinador multicampeão nas categorias de base. Depois de brilhar no PSTC, conquistando troféus e revelando talentos por quase uma década, Leandro desembarcou no CT do Caju em 2004. Assumiu o lugar de Lio Evaristo no time júnior e obteve tanto destaque quanto o antecessor. Foi tricampeão paranaense da categoria, venceu a Dallas Cup e a Taça BH de forma invicta e ainda foi campeão da Copa Saprissa, na Costa Rica.

À boca pequena, dizia-se que ele seria preparado para comandar o profissional do Atlético num futuro próximo. Tanto é que foi preservado em momentos difíceis. Em 2006, por exemplo, quando Lothar Matthäus deixou o clube e Vinícius Eutrópio foi demitido, Leandro foi escolhido para dirigir o time na partida de ida contra o Volta Redonda. Oficialmente, porém, divulgou-se que o assessor científico Oscar Erichsen e o preparador de goleiros Privati também ficariam responsáveis pelo comando.

Por essas coisas do futebol, a trajetória de Leandro no Atlético foi interrompida. Começava sua carreira como técnico de futebol profissional. Encontrou espaço no J. Malucelli e obteve sucesso. Foi vice-campeão paranaense em 2009 e eleito o melhor técnico da competição.

Ironicamente, foi o passaporte para seu retorno ao Furacão. Desta vez, com prestígio e na condição de auxiliar técnico do pentacampeão mundial Antonio Lopes. No final do ano passado, recebeu uma proposta para assumir o Paraná Clube. Preferiu ficar no Atlético. Agora, sua hora chegou. A partir de sábado, contra o Iraty, Leandro Niehues terá a grande chance de se firmar como técnico do Furacão.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…