Aos 37 anos, Leandro encara maior desafio da carreira
Quem acredita em inferno astral pode estar pensando que Leandro Carlos Niehues vai começar a sofrer nos próximos dias. Às vésperas de completar 37 anos – ele comemora aniversário no domingo, dia 14 -, ele assumirá o maior desafio de sua carreira profissional.
A partir desta terça-feira, ele será o técnico do maior clube de futebol do Paraná. Terá a grande responsabilidade de dirigir um time amado por mais de um milhão de pessoas. E levar esta equipe à conquista do bicampeonato paranaense.
Não é tarefa impossível para um treinador multicampeão nas categorias de base. Depois de brilhar no PSTC, conquistando troféus e revelando talentos por quase uma década, Leandro desembarcou no CT do Caju em 2004. Assumiu o lugar de Lio Evaristo no time júnior e obteve tanto destaque quanto o antecessor. Foi tricampeão paranaense da categoria, venceu a Dallas Cup e a Taça BH de forma invicta e ainda foi campeão da Copa Saprissa, na Costa Rica.
À boca pequena, dizia-se que ele seria preparado para comandar o profissional do Atlético num futuro próximo. Tanto é que foi preservado em momentos difíceis. Em 2006, por exemplo, quando Lothar Matthäus deixou o clube e Vinícius Eutrópio foi demitido, Leandro foi escolhido para dirigir o time na partida de ida contra o Volta Redonda. Oficialmente, porém, divulgou-se que o assessor científico Oscar Erichsen e o preparador de goleiros Privati também ficariam responsáveis pelo comando.
Por essas coisas do futebol, a trajetória de Leandro no Atlético foi interrompida. Começava sua carreira como técnico de futebol profissional. Encontrou espaço no J. Malucelli e obteve sucesso. Foi vice-campeão paranaense em 2009 e eleito o melhor técnico da competição.
Ironicamente, foi o passaporte para seu retorno ao Furacão. Desta vez, com prestígio e na condição de auxiliar técnico do pentacampeão mundial Antonio Lopes. No final do ano passado, recebeu uma proposta para assumir o Paraná Clube. Preferiu ficar no Atlético. Agora, sua hora chegou. A partir de sábado, contra o Iraty, Leandro Niehues terá a grande chance de se firmar como técnico do Furacão.