Em carta, treinador havia prometido melhora em março
Figura conhecida da torcida atleticana, Antonio Lopes não é mais técnico do Atlético. A decisão foi comunicada no final da noite de segunda-feira, através de comunicado oficial do clube. Mesmo tendo grande experiência e conhecendo bem o ambiente rubro-negro, o técnico havia pedido apoio à torcida no final de janeiro, quando dedicou um espaço em seu site para afirmar que o time engrenaria a partir de março.
“Gostaria de falar algumas coisas diretamente para o torcedor atleticano. Sei da confiança que a torcida deposita em mim. (…) Os resultados até agora não são satisfatórios. Mas quero informar ao torcedor de que o risco era calculado. Pois para termos ganhos futuros, precisamos nos sacrificar neste momento. Não iria adiantar ganhar de todos os adversários agora (realizando uma pré temporada com treinos de intensidade fraca) e depois termos uma queda de rendimento acentuada. Me parece que isso já aconteceu algumas vezes nos últimos anos com o nosso clube. Lógico que queremos ser campeões estaduais, mas nosso maior objetivo em 2010 é classificar o Atlético para a Libertadores do ano que vem, seja através da Copa do Brasil ou do campeonato brasileiro e para isso precisamos ter uma base de trabalho muito sólida”, dizia um trecho da mensagem aos torcedores.
Mesmo com o pedido, Lopes alternava momentos de satisfação e impaciência dos torcedores. No comando do Furacão durante sete meses, o Delegado teve aproveitamento de 54%, com 16 vitórias, 12 empates e nove derrotas.