Análise do elenco
O Brasileirão está chegando. Com a nossa diretoria insistindo em dizer que temos um grande elenco, resolvi avaliar os jogadores em cada posição até para levantar uma boa discussão neste espaço. Vamos lá:
Goleiros
Neto
João Carlos
Renan Rocha
Santos
Os quatro goleiros são jovens e inexperientes. O Neto tem um futuro brilhante, mas se ele se machucar, for punido ou cair de rendimento não terá um substituto com bagagem para lhe substituir.
Laterais-direitas
Gerônimo
Raul
Nenhum dos dois possui condições de ser titulares ou suplentes do Atlético neste campeonato. O Gerônimo não tem qualidade técnica para fazer parte do elenco e o Raul não gosta de treinar e é chegado numa festinha.
Zagueiros
Bruno Costa
Manoel
Rhodolfo
Vanegas
Nesta posição o elenco está carente há muito tempo de um zagueiro canhoto e possui apenas o Manoel como titular absoluto. O Rhodolfo é reserva do Manoel e o Vanegas é uma terceira opção para o lado direito da zaga. O Bruno Costa é reserva do lado esquerdo. É necessária a contratação de um zagueiro titular e um reserva para esquerda da zaga.
Laterais-esquerdas
Héracles
Jean
Márcio Azevedo
Esta posição é a única bem servida do time. Possui um titular e dois bons reservas. O Jean pode ser aproveitado na meia esquerda.
Volantes
Alan Bahia
Chico
Claiton
Deivid
Fransérgio
Renan
Guilherme
Valencia
Nesta posição o Atlético tem vários jogadores, pouca qualidade e um desajuste muito grande. De todos, apenas o Valencia pode ser considerado titular absoluto. O Chico é reserva. Apenas os dois são 1º volantes, os demais são 2º volantes. Nesta posição o Atlético deve se desfazer de 2 jogadores, Renan e Alan Bahia e contratar mais um 1º volante.
Meias
Kaio
Netinho
Paulo Baier
Tartá
A meia cancha atleticana também possui apenas um nome certo, Paulo Baier. O Netinho é esforçado, mas não é craque e o Tartá é uma ingógnita. O Kaio é só para compor elenco. Neste setor o Jean pode ser puxado para disputar vaga com o Netinho. O correto seria contratar um meia esquerda de habilidade.
Atacantes
Alex Mineiro
Bruno Furlan
Javier Toledo
Bruno Mineiro
Patrick
Marcelo
Serna
Wallyson
Mais um setor com muita quantidade e pouca qualidade. Dos oito atacantes, apenas 5 deveriam ficar. O Serna deveria ser devolvido e o Patrick e o Wallyson emprestados a times da série B para ganhar cancha. O Possesso deveria ser emprestado para um time tipo Sport ou Náutico para voltar para o Nordeste e sentir o quanto é bom jogar por um time estruturado como o Atlético. Falta um atacante rápido e finalizador como o próprio Marcos Aurélio na época que jogava por aqui.
Resumindo. Faltam jogadores em quase todas as posições. Na lateral direita é onde está concentrado o maior problema. A meia cancha de marcação, ataque e zaga precisam ser reformuladas e apenas a lateral esquerda possui jogadores.