Derrota expõe fragilidade técnica do elenco
A derrota para o Iraty por 1 a 0 evidenciou que falta qualidade técnica ao elenco do Atlético em 2010. A equipe encontra sérias dificuldades, mesmo jogando contra times muito inferiores em termos de estrutura e condições financeiras. O resultado é que o Atlético não conseguiu vencer nenhuma partida atuando no interior do Paraná e disputa a segunda colocação com times como Iraty e Cascavel.
Depois de 14 jogos realizados em 2010 (contando duas partidas pela Copa do Brasil contra o Vilhena), algumas carências ficaram em destaque. Falta um lateral-direita titular, por exemplo. Gerônimo e Raul foram testados, mas não conseguiram render nem no Campeonato Paranaense – o que dirá no disputado Brasileirão. Tanto é assim que o técnico Leandro Niehues preferiu improvisar um volante (Deivid) a escalar um dos dois jogadores da posição.
O time também tem carências no setor ofensivo. Não há jogador para substituir Paulo Baier, capitão e referência técnica, mas que dificilmente terá condições físicas de jogar todas as partidas do Brasileiro. Quando ele não pode jogar, não há jogador que desempenhe a mesma função. Contra o Iraty, Leandro Niehues colocou o atacante Serna em seu lugar. Não havia um meia armador no banco. O outro meio-campista que estava na reserva, Tartá, já havia entrado em campo, mas tem características bem diferentes.
As duas posições (lateral-direita e meio-campo ofensivo) são as que precisam ser reforçadas mais urgentemente. O técnico Antonio Lopes, demitido nesta semana, cobrava publicamente a contratação de jogadores para esses setores.
Porém, outros setores também sofrem com as deficiëncias. Passados dois meses de treino, ainda não foi definida a dupla de ataque titular. Alguns jogadores sofrem com lesões de maneira frequente, de modo que a comissão técnica não pode contar com eles para armar a equipe. Outros não correspondem tecnicamente. O resultado é um constante revezamento. A cada partida, há uma tentativa de encontrar a dupla ideal. Até agora, a busca não deu resultado.