Dificuldades para tocar o futebol
Fazendo uma análise do futebol paranaense vemos:
1. No Norte do Estado a influência do futebol de São Paulo; no oeste a influência do futebol gaúcho, requer um esforço dos clubes da capital que não é fácil para mudar o atual status e o enfraquecimento de Londrina e Maringá agravaram a situação.
2. A participação do governo no futebol é pífia sem nenhum interesse ou incentivo ao contrário do Rio Grande do Sul e de outros centros;
3. A intensa rivalidade na capital fazendo com que os dirigentes não se entendam de forma a causar prejuizos a ambos.
4. A baixa remuneração de alguns setores da imprensa que faz com que as opiniões muitas vezes não tenham a verdadeira liberdade de crítica e informação ao público.
5. As negociatas no futebol e os empresários que dominam os principais atletas deixando as dívidas para os clubes e hoje por todo o Brasil vendendo atletas de categorias amadoras sequer realizem uma partida na equipe principal , para serem vendidos ou mesmo sejam utilizados numa única partida para o mesmo fim.
Por estas e por outras temos que repensar melhores práticas para podermos manter nosso estado e nosso Rubro-Negro em posição de destaque enfrentando estas dificuldades para tocar o futebol.