11 maio 2010 - 13h21

O hexa começa aqui

O técnico Dunga anunciou nesta terça-feira a relação dos jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2010. Foi o primeiro passo efetivo da Seleção Brasileira em rumo ao hexacampeonato mundial. Agora, as expectativas se voltam para o início dos treinamentos. E aí as atenções dos aficcionados por futebol em todo mundo estarão voltadas para um lugar: o Centro de Treinamentos Alfredo Gottardi, do Clube Atlético Paranaense, o melhor e mais moderno do Brasil.

A delegação brasileira ficará hospedada no CT do Caju de 21 a 26 de maio. Nos campos atleticanos é que Kaká, Robinho e Luís Fabiano treinarão as jogadas que serão colocadas em prática na África do Sul. Pelas salas do CECAP passarão Júlio César, Lúcio, Maicon, Daniel Alves e outras estrelas do futebol mundial.

O CT do Caju foi inaugurado no final dos anos 90 como parte do projeto de colocar o Atlético no rol dos principais clubes do país. Ao longo dos anos, muitos investimentos foram feitos para deixar o CT do Caju sempre no mais alto nível de atualização. Não é à toa que hoje este é o melhor lugar para um time de futebol brasileiro treinar.

É uma pena que nem todos os atleticanos tenham tido a oportunidade de conhecer esta maravilha. Para tentar compensar isso, a Furacao.com fez uma visita ao CT do Caju. Acompanhada do assessor de imprensa Mauricio Mano, que gentilmente nos recebeu, nossa equipe percorreu todos os cantos do CT. O resultado você confere abaixo, embarcando conosco nessa jornada – e, quem sabe, fazendo um passeio parecido com que Dunga, Jorginho, Américo Faria e Rodrigo Paiva fizeram quando aprovaram o CT para ser o local de preparação da Seleção.

Conhecendo o CT do Caju

Nosso passeio começa na Estrada do Ganchinho, número 1.451, no bairro do Umbará, na região sul de Curitiba, a 17 km do centro da cidade. A placa na entrada indica que ali está o melhor CT do Brasil, cujo nome homenageia o maior goleiro da história do futebol paranaense:


A pórtico da entrada é uma estilização de um chute a gol. O arco descreve a trajetória de uma bola. A coluna negra se harmoniza com a parede rubra, não deixando dúvidas de que se trata da casa do principal clube do estado. Ao lado, tremulam as bandeiras do Brasil, Paraná e Atlético.


Logo no início, está o primeiro dos oito campos oficiais do complexo exportivo. No dia da nossa visita, o time júnior estava realizando treinamentos neste campo, que segue os padrões FIFA.


Não é difícil se perder no CT do Caju. São 220 mil metros quadrados e uma estrutura invejável, com campos de futebol, áreas de lazer, quartos, departamento médico. O caminho é percorrido em ruas e a cada esquina há uma placa indicando onde estão os prédios.


A estrutura principal aproveita o antigo edifício do Hotel Papa João XXIII. Evidentemente, foi completamente reformado. Hoje abriga os quartos dos jogadores profissionais, restaurante, sala de lazer, anfiteatro e a sede administrativa. A bela entrada exibe o nome do clube.


Dentro do prédio principal, o lobby tem iluminação natural, criando um ambiente agradável. Ali é o ponto de encontro e passagem para todos os setores. Ao fundo, está a galeria de troféus, exibindo aos visitantes as conquistas rubro-negras.


Olhando com atenção, é possível achar os troféus do Campeonato Brasileiro de 2001, aqueles que mais orgulham o torcedor rubro-negro. Acima, o painel com os dizeres “paixão eterna” simboliza o sentimento de uma nação de mais de um milhão de pessoas.


Os quartos do hotel do prédio principal passaram por uma ampla reforma recentemente. São 50 quartos, divididos em dois andares. Quatro quartos são suítes individuais, destinadas aos integrantes da comissão técnica. Um deles será ocupado por Dunga. Outros 46 quartos são para duas pessoas. Os quartos, todos decorados com móveis em madeira de tom claro, oferecem todo o conforto aos atletas.


Esses quartos também são ocupados por delegações de equipes estrangeiras que realizam treinamentos no CT do Caju. Atualmente, a delegação rubro-negra fica hospedada neste hotel durante o período de concentração.


Também no prédio principal está a sala de lazer. Neste ambiente, os jogadores podem acessar a Internet ou emprestar um dos mil livros da biblioteca coordenada pelo Núcleo Educacional do CT. Há também poltronas e uma televisão, onde os jogadores costumam assistir a jogos de futebol.


Apesar da decoração discreta, grandes painéis nos corredores do CT do Caju lembram frases do hino do Atlético, como esta: a camisa rubro-negra só se veste por amor.


A estrutura conta ainda com uma ampla sala de convenções. Ali já foram realizadas coletivas de imprensa e reuniões da diretoria.


Este anfiteatro é grande e conta com 200 confortáveis poltronas. Trata-se de um espaço preparado para receber eventos de grande magnitude, como por exemplo entrevistas da comissão técnica da Seleção Brasileira e comunicados à imprensa.


Há poucos anos, o Atlético inaugurou um segundo hotel, com mais 25 quartos. Um corredor liga os dois prédios.


Neste novo hotel ficam hospedados os jogadores das categorias de base. O clube possui funcionários que se dedicam exclusivamente à gestão dos times infantil, juvenil e júnior. Tudo é muito organizado. No mural, ficam os recados e a programação semanal para todos os times.


Uma das preocupações na construção do novo prédio foi com o bem-estar das dezenas de pessoas que moram e trabalham no CT do Caju. Por isso, a construção é muito bem iluminada. Os janelões de vidro aproveitam a bela vista da natureza.


Este hotel também tem dois andares e conta inclusive com elevador. A estrutura hoteleira oferece limpeza e arrumação dos quartos, tudo sob os cuidados de funcionárias do clube.


Cada apartamento tem quatro camas. Ou seja, o hotel tem capacidade para atender a 100 pessoas. Os móveis são novos e o quarto conta com televisão, ar condicionado e guarda roupas individuais.


Os jogadores das categorias de base normalmente usam a bancada para apoiar computadores e videogames.


Do outro lado do prédio principal está o mais novo orgulho da diretoria: o CECAP, Centro de Reabilitação do Atleta Profissional, inaugurado há um ano. Lá ficam concentrados os departamentos de fisiologia, medicina, fisioterapia, odontologia e nutrição, que atendem a todos os atletas do Rubro-Negro.


Cumprindo à risca o hino do clube, o CECAP está voltado não apenas para os feitos do presente, mas também para as glórias do passado. Por isso, a bela homenagem na galeria de fotos aos médicos que já prestaram serviços ao Atlético.


O CT do Caju conta com modernos equipamentos de avaliação física. Os exames de pré-temporada são realizados no próprio clube. Destaque para o aparelho de ergoespirometria, que mede a capacidade respiratória.


Todos os resultados são repassados para a comissão técnica e analisados em conjunto com o departamento científico. Ao longo do ano, o clube possui a ficha completa de cada atleta.


O CECAP possui uma sala para recuperação, onde os atletas lesionados realizam atividades de fisioterapia. No dia de nossa visita, o volante Claiton ainda fazia atividades para se recuperar de uma cirurgia no tendão.


Na hall estão exibidos quadros que relatam os casos mais importantes já tratados pelos médicos do Atlético.


A recepção do CECAP é decorada por objetos do título mais importante do clube, o Campeonato Brasileiro de 2001 (além do pôster, a parede exibe um ingresso da final e uma raridade: a ficha médica dos jogadores antes daquele jogo decisivo).


O andar inferior é dedicado ao departamento de futebol. Começa pela rouparia, espaço coordenado por Marcelinho e Cláudio.


Eles também cuidam das chuteiras, o principal material de trabalho dos jogadores.


A sala de musculação é ampla e conta com equipamentos modernos para que os jogadores possam se exercitar.


A equipe profissional conta com dois vestiários. Neste espaço, há saunas, chuveiros, banheiros e armário individual para os atletas.


Os vestiários também possuem banheiras de hidromassagem, onde os atletas se recuperam após os treinamentos.


Confira os chuveiros de um dos vestiários:


A piscina foi coberta na última reforma e possui áreas com três temperaturas: aquecida (para hidroginástica regenerativa), fria (recuperação de atletas lesionados) e gelada (recuperação muscular após os treinamentos).


Um complexo desse porte exige uma estrutura compatível. Por isso, já há alguns anos o clube instalou uma lavanderia industrial, onde são lavadas e passadas todas as roupas, lençóis e toalhas do CT.


No setor administrativo trabalham os funcionários que organizam as atividades do futebol profissional e das categorias de base. A estrutura é como a de qualquer empresa, com estações de trabalho equipadas de computador, mesa e material de apoio. Hoje, são mais de 100 funcionários trabalhando diariamente no CT do Caju.


Uma das salas do setor administrativo é destinada ao diretor de futebol, cargo atualmente ocupado por Ocimar Bolicenho. Dentre as suas atribuições estão a negociação de contratos, gestão dos atletas e prospecção de possíveis reforços.


Os convidados do diretor de futebol são recebidos em um sofá autenticamente rubro-negro.


A ala administrativa conta ainda com salas de reuniões.


Uma delas é destinada ao técnico do time profissional, para a realização de preleções.


O CECAP fica localizado entre o setor de futebol e o setor administrativo.


A preocupação com o tratamento e recuperação de atletas levou à construção da pista de propriocepção há alguns anos. Foi a primeira do gênero em centros de treinamentos de futebol. Esta pista oferece atividades de vários tipos, para ajudar o atleta a readquirir o equilíbrio e a forma.


Mas nem tudo é trabalho no CT do Caju. Também há uma extensa área de lazer, para que os jogadores e funcionários possam aproveitar o tempo livre. Neste espaço estão quadras de tênis, futevôlei, vôlei de praia e poliesportiva e pistas de jogging e trilhas.


Há também uma cancha de futebol de areia, usada normalmente pelos jogadores das categorias de base para treinos recreativos.


Além de integrar a área de lazer, o lago artificial é também importante para a manutenção do complexo. Ele é responsável por fornecer água para todo o sistema de irrigação do CT.


Desde a inauguração do CT, as cadeiras do antigo Joaquim Américo foram destinadas para a arquibancada do mini-estádio. Os jogos principais das categorias de base não são mais realizados neste campo, que hoje serve para testes e observações.


No ponto central do CT do Caju tremula a imponente bandeira atleticana tremula.


A bonita estrutura rubro-negra que cobre a piscina é um dos destaques das reformas recentes do CT.


No restaurante, há uma sala exclusiva para a equipe profissional.


O restaurante, de padrão internacional, tem capacidade de servir 15 mil refeições por mês.


Até os pratos são personalizados com o escudo atleticano.


Todos os atletas e funcionários fazem refeições no restaurante, que conta com supervisão de uma nutricionista.


Detalhe do buffet sendo colocado à disposição dos atleticanos.


Cozinha industrial do restaurante do CT do Caju.


Sinalização padrão do CT: essencial para não se perder no complexo.


O passeio termina com o retorno ao prédio principal, em cujo hall está exposto o busto em homenagem a Alfredo Gottardi, o grande Caju, goleiro do Atlético entre 1933 e 1950.

A Furacao.com agradece a presteza com que o assessor de imprensa Mauricio Mano mostrou as instalações do CT do Caju. As informações e dados apresentados foram extraídos do site oficial do Atlético e de press kit distribuído à imprensa.

Assuntos:


Últimas Notícias

Futebol

Todos os goleiros do Furacão

Uma viagem pela história de todos que defenderam a meta do Club Athletico Paranaense em seus cem anos No centenário do Club Athletico Paranaense, é…

Sul-Americana

Que preguiça, meu Furacão!

No lendário estádio Centenário, em Montevidéo, Danúbio 0 x 1 Athletico. Cuca escalou o time praticamente reserva para a partida, poupando a maioria dos jogadores.…