Furacao.com homenageia Macaris do Livramento
O pugilista Macaris do Livramento comemora nesta quarta-feira 50 anos de vida. A festa será na academia que leva seu nome, no centro de Curitiba. Além de lutador de boxe profissional há vários anos, Macaris é atleticano desde nascença. Foi inclusive patrocinado pela Torcida Os Fanáticos anos atrás e carrega sempre consigo a bandeira atleticana.
Em 20 anos de boxe, Macaris fez de tudo um pouco. Foi campeão mundial em 1997 e campeão das Américas em 1996. Em 1996, ficou mundialmente famoso por uma luta no Círculo Militar. Ele enfrentava o paraguaio Ralf Riveros, quando, após um golpe e uma falha nas cordas, os dois caíram para fora do ringue. Aquela cena passava a cada meia-hora na CNN, lembra Macaris, que venceu por pontos o combate. No acidente, o brasileiro sofreu uma fissura na coluna e fraturou duas costelas. Riveros quebrou o braço.
Em 2005, Macaris ampliou sua galeria da fama ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade. Fiz o papel de Macaris mesmo e lutei com o Marcelo Zulu (ex-Big Brother Brasil), conta o boxeador. Em 2010, está participando das gravações do longa-metragem Circular, filmado em Curitiba e terá Letícia Sabatella no elenco.
Macaris também ousou na organização das lutas. Promoveu uma dentro do Estádio Pinheirão, como preliminar do clássico Paraná e Atlético. Na hora que lutamos, o público era de umas 10 mil pessoas lá, calcula. Em 2005 e 2006, montou os ringues dentro dos teatros e, todas as vezes, conseguiu lotação máxima.
O BOXEADOR
Nome: Macaris Antunes do Livramento
Idade: 50 anos
Altura: 1,70 m
Peso: 69 kg
Categoria: médio-ligeiro (até 69,8 kg)
Lutas: 110
Vitórias: 105 (75 por nocaute)
Derrotas: 5
HISTÓRIA
1960 Nasce em Orleans (SC)
1965 Macaris se muda para Curitiba
1986 Começa a treinar boxe em Curitiba
1989 Depois de lutas no amador, passa a competir como profissional
1993 Chega ao número um do ranking brasileiro
1995 Luta com Luiz Von Graff, então campeão brasileiro, e perde por pontos. Foi a primeira vez que um paranaense disputou um título nacional.
1996 Vence por nocaute no 6º round Silvio Orlando de Mello e se torna Campeão das Américas.
1997 Conquista o título mundial pela Comissão Mundial de Boxe, na categoria meio-médio, ao derrotar o argentino Alessandro Walter Baez, por nocaute no 3º round.
1998-1999 Chega ao 21º lugar do ranking da Associação Mundial de Boxe, a principal entidade do esporte (que já teve Mike Tyson como campeão)
1999 Vence Von Graff por pontos na defesa do título mundial.
2002 Conquista o título brasileiro ao vencer João Pereira.
2006 Faz sua luta de despedida do boxe, em Curitiba, derrotando o argentino Carlos Caballero, 38 anos.
TALENTOS
Além de lutador, Macaris do Livramento tem dedicado seu tempo a revelar novos boxeadores. Em 1999, fundou a Liga Paranaense de Boxe. Em 2006, assumiu a presidência da Federação Paranaense de Boxe. Meu projeto é fazer o boxe do Paraná respeitado nacionalmente e até mundialmente, diz. Desde que pendurou as luvas, Macaris organizou dezenas de competições e lutas.
Outro trabalho de Macaris é treinar a esposa Rosilete Santos, 32 anos, campeã mundial pela Comissão Mundial de Boxe desde 2008.
RECONHECIMENTO
Não tenho dúvida de que o Macaris tornou o boxe mais popular entre os paranaenses. E, embora haja uma visão de que se trata de um esporte bastante violento, o Macaris mostrou que o boxe tem outras facetas, nas quais a habilidade e a ginga se impõem à força bruta.
Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba
O Macaris é um exemplo de dignidade para os que se iniciam na profissão de boxeador. Um verdadeiro lutador nos ringues, esse atleticano de primeira linha agora se dedica a ensinar tudo o que aprendeu na carreira, transmitindo sua coragem e técnica no exercício da profissão.
Marcos Malucelli, presidente do Atlético
O boxe é um esporte de impacto que exige muito amor, dedicação e coragem, e isso Macaris tinha de sobra. O mais importante no Macaris é sua simplicidade e humildade. Quero dizer que o Paraná não terá um boxeador como ele, dedicado, humilde, digno de respeito. Parabéns, Macaris, por tudo que você fez pelo boxe no Paraná.
Rosilete dos Santos, campeã mundial e atleta do Macaris.