26 maio 2010 - 11h53

Furacao.com homenageia Macaris do Livramento

O pugilista Macaris do Livramento comemora nesta quarta-feira 50 anos de vida. A festa será na academia que leva seu nome, no centro de Curitiba. Além de lutador de boxe profissional há vários anos, Macaris é atleticano desde nascença. Foi inclusive patrocinado pela Torcida Os Fanáticos anos atrás e carrega sempre consigo a bandeira atleticana.

Em 20 anos de boxe, Macaris fez de tudo um pouco. Foi campeão mundial em 1997 e campeão das Américas em 1996. Em 1996, ficou mundialmente famoso por uma luta no Círculo Militar. Ele enfrentava o paraguaio Ralf Riveros, quando, após um golpe e uma falha nas cordas, os dois caíram para fora do ringue. “Aquela cena passava a cada meia-hora na CNN”, lembra Macaris, que venceu por pontos o combate. No acidente, o brasileiro sofreu uma fissura na coluna e fraturou duas costelas. Riveros quebrou o braço.

Em 2005, Macaris ampliou sua galeria da fama ao participar do filme nacional Heróis da Liberdade. “Fiz o papel de Macaris mesmo e lutei com o Marcelo Zulu (ex-Big Brother Brasil)”, conta o boxeador. Em 2010, está participando das gravações do longa-metragem Circular, filmado em Curitiba e terá Letícia Sabatella no elenco.

Macaris também ousou na organização das lutas. Promoveu uma dentro do Estádio Pinheirão, como preliminar do clássico Paraná e Atlético. “Na hora que lutamos, o público era de umas 10 mil pessoas lá”, calcula. Em 2005 e 2006, montou os ringues dentro dos teatros e, todas as vezes, conseguiu lotação máxima.

O BOXEADOR

Nome: Macaris Antunes do Livramento
Idade: 50 anos
Altura: 1,70 m
Peso: 69 kg
Categoria: médio-ligeiro (até 69,8 kg)
Lutas: 110
Vitórias: 105 (75 por nocaute)
Derrotas: 5

HISTÓRIA

1960 Nasce em Orleans (SC)
1965 Macaris se muda para Curitiba
1986 Começa a treinar boxe em Curitiba
1989 Depois de lutas no amador, passa a competir como profissional
1993 Chega ao número um do ranking brasileiro
1995 Luta com Luiz Von Graff, então campeão brasileiro, e perde por pontos. Foi a primeira vez que um paranaense disputou um título nacional.
1996 Vence por nocaute no 6º round Silvio Orlando de Mello e se torna Campeão das Américas.
1997 Conquista o título mundial pela Comissão Mundial de Boxe, na categoria meio-médio, ao derrotar o argentino Alessandro Walter Baez, por nocaute no 3º round.
1998-1999 Chega ao 21º lugar do ranking da Associação Mundial de Boxe, a principal entidade do esporte (que já teve Mike Tyson como campeão)
1999 Vence Von Graff por pontos na defesa do título mundial.
2002 Conquista o título brasileiro ao vencer João Pereira.
2006 Faz sua luta de despedida do boxe, em Curitiba, derrotando o argentino Carlos Caballero, 38 anos.

TALENTOS

Além de lutador, Macaris do Livramento tem dedicado seu tempo a revelar novos boxeadores. Em 1999, fundou a Liga Paranaense de Boxe. Em 2006, assumiu a presidência da Federação Paranaense de Boxe. “Meu projeto é fazer o boxe do Paraná respeitado nacionalmente e até mundialmente”, diz. Desde que pendurou as luvas, Macaris organizou dezenas de competições e lutas.

Outro trabalho de Macaris é treinar a esposa Rosilete Santos, 32 anos, campeã mundial pela Comissão Mundial de Boxe desde 2008.

RECONHECIMENTO

“Não tenho dúvida de que o Macaris tornou o boxe mais popular entre os paranaenses. E, embora haja uma visão de que se trata de um esporte bastante violento, o Macaris mostrou que o boxe tem outras facetas, nas quais a habilidade e a ginga se impõem à força bruta”.
Beto Richa, ex-prefeito de Curitiba

“O Macaris é um exemplo de dignidade para os que se iniciam na profissão de boxeador. Um verdadeiro lutador nos ringues, esse atleticano de primeira linha agora se dedica a ensinar tudo o que aprendeu na carreira, transmitindo sua coragem e técnica no exercício da profissão”.
Marcos Malucelli, presidente do Atlético

“O boxe é um esporte de impacto que exige muito amor, dedicação e coragem, e isso Macaris tinha de sobra. O mais importante no Macaris é sua simplicidade e humildade. Quero dizer que o Paraná não terá um boxeador como ele, dedicado, humilde, digno de respeito. Parabéns, Macaris, por tudo que você fez pelo boxe no Paraná.“
Rosilete dos Santos, campeã mundial e atleta do Macaris.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…