4 ago 2010 - 22h13

BNDES aceita financiar obras na Arena da Baixada

As discussões sobre as obras de conclusão da Arena da Baixada visando a Copa 2014 parecem estar chegando ao final. Nesta quarta-feira, em reunião no Rio de Janeiro, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, afirmou que a instituição aceita a proposta para financiar as obras de conclusão do Estádio Joaquim Américo para a Copa do Mundo de 2014. O encontro contou com as presenças do governador do Paraná, Orlando Pessuti, e do prefeito de Curitiba, Luciano Ducci. O acerto, no entanto, depende da questão das garantias financeiras.

Para viabilizar o empréstimo e consequentemente financiar as obras no estádio, o BNDES exige que a construtora responsável pela obra ofereça as garantias financeiras para o financiamento. Essa construtora ainda não foi definida e deverá ser escolhida através de concorrência pública.

Em troca das garantias financeiras para a obra, a construtora receberá os créditos de potencial construtivo emitidos pela prefeitura de Curitiba – com esses créditos, ela poderá utilizar para si própria ou vender a outras construtoras o potencial construtivo para outros empreendimentos.

De acordo com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, as normas do Banco Central exigem que não se possa aceitar o uso do potencial construtivo como garantia do empréstimo.

Nos próximos dias deverá ocorrer uma reunião com as presenças de Pessuti e Ducci, além do presidente do Atlético, Marcos Malucelli, para discutir os detalhes do financiamento pelo Programa BNDES de Arenas para a Copa do Mundo de 2014 (ProCopa Arenas).

Fonte: Agência Estadual de Notícias



Últimas Notícias