Ilan acerta com o Internacional
O Inter acertou, na manhã desta terça-feira, a contratação do centroavante Ilan. O jogador, de 29 anos, apresenta-se na quarta-feira, quando realiza exames médicos. Ele estava livre, sem contrato com nenhum clube, e chega pelo custo apenas dos salários. Assina, às 17h de quarta, contrato até o final de 2011.
Segundo Fernando Carvalho, o Inter estava observando o jogador há algum tempo. “Quando Ilan foi para o West Ham já era para ter vindo ao Inter. Estávamos observando ele faz tempo. O jogador tinha proposta da Turquia e da França, mas queria voltar ao Brasil. Então, ele aceitou a nossa proposta”, explicou o vice-presidente de Futebol Fernando Carvalho.
Como Ilan estava sem clube desde abril, mesmo tendo atuado no futebol inglês no primeiro semestre, o Inter conta com um parecer legal que permite sua contratação sem se submeter às regras da janela de transferências internacionais. Segundo Carvalho, a chegada do atacante não é indicativo de saída de qualquer jogador. O anúncio oficial da contratação será feito pela diretoria do Inter apenas após a assinatura do contrato com o atacante.
“Deve chegar amanhã (quarta), mas não está contratato ainda. Ele vai fazer exames médicos e físicos primeiro. Só assinará o contrato depois de passar nesses testes”, disse Fernando Carvalho, com a cautela habitual dos dirigentes.
Ilan foi formado nas categorias de base do Paraná, onde foi companheiro de Washington e anotou o gol do título do Módulo Amarelo da Copa João Havelange no ano 2000. Um ano depois, se transferiu para o São Paulo, onde recebeu poucas chances.
Voltou a Curitiba para atuar no Atlético. Apesar de ter sido reserva da equipe campeã brasileira de 2001, foi decisivo para a conquista, ao marcar no primeiro jogo da final diante do São Caetano.
Em 2003, superou a marca de 30 gols com a camisa rubro-negra, o que o rendeu uma convocação para a Seleção Brasileira. Foi negociado com o Sochaux-FRA em seguida. O clube francês pagou cerca de US$ 4 milhões e assinou contrato de cinco anos com o atleta. Ficou duas temporadas como titular, anotando 23 gols em 52 jogos, segundo o site oficial do Inter.
No início da temporada 2006/2007, o Saint Etienne desembolsou 6 milhões para contratar o atacante, que ficou no clube durante um ano e meio. Em fevereiro, assinou por cinco meses com o West Ham.