18 set 2010 - 0h17

Ultras: desde 1992 com o Furacão

És minha vida, és minha alegria
Aonde estiver, contigo estarei
Por toda a minha vida, te apoiarei
Nasci Rubro-Negro e assim morrerei!

O trecho da música da Associação Independente Ultras resume a história da torcida. Fundada em 18 de setembro de 1992, a Ultras completa 18 anos neste sábado. Nesse período, ela foi responsável por belas festas, com sinalizadores, fumaça, bandeiras e faixas tanto na capital quanto em outras cidades e estados e até fora do país.

A estreia oficial aconteceu em um Atletiba, no Couto Pereira, quando 16 integrantes compareceram ao estádio do rival para apoiar o Furacão. A Ultras cresceu e hoje conta com cerca de 500 torcedores ativos.

“A gente inovou muito. Com faixas verticais, fumaça e bandeiras personalizadas, por exemplo. A maioria dos materiais somos nós mesmos que fazemos”, comentou Marcelo Lopes, o Rato, fundador da Ultras.

“Nós não queremos ser torcida organizada. Nós somos uma Ultras. Sempre colocamos o clube em primeiro lugar”. Marcelo falou também sobre estes 18 anos. “A luta foi gratificante. Tivemos problemas; tivemos vitórias. Foi um trabalho excepcional e tenho de parabenizar todo mundo que faz parte dessa história”.

Outra característica da Ultras é estar presente em jogos longe de casa e até no exterior. “A Ultras sempre foi destaque por ser uma torcida que viaja, seja com um representante, uma van ou um ônibus. Em toda a história, a torcida esteve em vários lugares, com destaque para Florianópolis, Santos, São Paulo, Campinas, Salvador, São Luiz, Volta Redonda, Caxias do Sul, Criciúma e outros lugares. Internacionalmente, podemos destacar Argentina, Uruguai, Paraguai e México. A maior excursão da torcida foi realizada em 2005 (na final da Taça Libertadores) com 19 ônibus rumo a Porto Alegre”.

Confira o texto da Ultras sobre estes 18 anos:

Aos 18 anos muitos jovens já tiveram muitas descobertas, já tiveram o primeiro amor, já tiveram as primeiras desilusões e já vivem com certa independência.

Para uma torcida chegar aos 18 anos significa que continuamos vivendo o nosso primeiro e único amor, que já tivemos muitas dificuldades e que solidificamos a nossa independência que é um preceito desde 1992 quando alguns jovens fundavam a Associação Independente Ultras do Atlético.

Em 2010 vivemos uma caça as bruxas as torcidas organizadas, mas nós da Ultras continuamos com uma luta incansável que tem o único objetivo, apoiar sempre o Atlético, viver o Atlético enfim ser parte do Atlético, nossa estrutura, materiais, produtos da Ultras não tem valor nenhum se não forem feitos com o único objetivo de apoiar o Rubro-Negro.

Portanto estes 18 anos que completamos no dia 18/09/2010 querem dizer muito para nós e desejamos que todos que fizeram parte desta história estejam presentes conosco para as comemorações.



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…

Brasileiro

Maldito Pacto

Maldito pacto… Maldito pacto que nos conduz há mais de 100 anos. Maldito pacto que nos forjou na dificuldade, que nos fez superar grandes desafios,…