Nove anos de uma conquista inesquecível
Dia 23 de dezembro de 2001. Há exatos nove anos, o Furacão entrava em campo para fazer história. Flávio, Alessandro, Gustavo, Nem, Rogério Corrêa, Fabiano, Cocito, Kleberson, Adriano, Kléber e Alex Mineiro foram os titulares na vitória sobre o São Caetano por 1 a 0, no Anacleto Capanella. O último jogo da inesquecível campanha de campeão brasileiro.
O Rubro-Negro terminou a primeira fase no segundo lugar – atrás apenas do São Caetano. Faltavam quatro jogos para o torcedor poder, finalmente, soltar o grito de campeão.
Relembre os últimos e decisivos jogos do Atlético no Campeonato Brasileiro de 2001
Nas quartas-de-final, o Furacão vence o São Paulo por 2 a 1, na Arena. O atacante Kléber, aos 28 do primeiro tempo, abriu o placar; Na etapa final, Adriano empatou e Alex Mineiro garantiu a vitória rubro-negra:
Na sequência, o Atlético recebeu o Fluminense único time que havia vencido na Arena da Baixada, na primeira fase da competição. O primeiro gol saiu aos 44 minutos da etapa inicial: Magno Alves marcou para o time carioca. No segundo tempo, Alex Mineiro virou o jogo; Magno, porém, deixou tudo igual. O matador voltou a brilhar: Alex bateu de fora da área e garantiu o Furacão na final.
O primeiro jogo da final é considerado um dos mais (se não o mais) emocionante da história do clube. Na Arena completamente lotada, o Rubro-Negro venceu por 4 a 2. Ilan abriu o placar; Mancini empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Marcos Paulo virou. Aí brilhou novamente a estrela de Alex Mineiro. Ele fez três gols e deixou o Atlético com uma mão na taça:
Na última partida, o Furacão fez 1 a 0 no Anacleto Capanella. O atacante Alex Mineiro, aos 21 minutos do segundo tempo, aproveitou rebote do goleiro e fez o último gol daquela vitoriosa campanha. O torcedor atleticano pôde soltar o grito de campeão!