Atlético usará camisa rubro-negra com calção branco
Para a temporada 2011, o primeiro uniforme do Atlético terá camisa rubro-negra, calção branco e meias brancas. A decisão foi tomada antes do Campeonato Brasileiro e já foi adotada nas duas primeiras rodadas, nos jogos contra Atlético Mineiro e Grêmio. Coincidentemente, os dois primeiros adversários usam calção preto, o que pode ter levado alguns torcedores a imaginar que a opção pelo calção branco foi casual.
O primeiro uniforme da história do Atlético teve camisas com listras rubro-negras horizontais e calção branco. Porém, desde 1997 o clube vinha jogando com calção preto como primeira opção. O Estatuto não dispõe sobre a cor do calção. Quanto ao uniforme, diz apenas que “no uniforme dos atletas deverão constar, necessariamente, as cores vermelho e preto. Em caráter excepcional e para fins comemorativos ou mercadológicos, o uniforme poderá conter outras cores em substituição às cores tradicionais” (Art. 9°, Parágrafo 3°).
Na festa de apresentação dos uniformes para a temporada 2011, o capitão Paulo Baier trajou camisa rubro-negra e calção preto. Mas na ocasião o diretor de futebol Alfredo Ibiapina revelou a opção pelo calção branco. “Nós vamos jogar de calção branco. Eu estava dizendo para os jogadores que eu quero ver aquele calção sujo e o pessoal comer grama, se arrastar no chão e lutar pelo Atlético”, afirmou Ibiapina em entrevista ao repórter Leandro Karam, do programa Na Moral. “Temos que resgatar o que o Atlético tinha de melhor: a raça, a vibração, a beleza do uniforme. Essa mudança para o calção preto apagou um pouco o Atlético dentro de campo”, concluiu.
Enquete
A atual enquete da capa da Furacao.com pergunta ao torcedor atleticano qual deve ser a cor do calção do primeiro uniforme: branco, preto ou tanto faz? Vote e dê a sua opinião.