7 jun 2011 - 11h02

Luxemburgo tem retrospecto equilibrado na Arena

Atlético e Flamengo se enfrentam no próximo domingo, às 18h30, na Arena da Baixada. No banco de reservas do adversário estará o técnico Vanderlei Luxemburgo, cinco vezes campeão brasileiro e com passagens pela Seleção Brasileira e Real Madrid. Será o décimo primeiro jogo de Luxemburgo na Arena – o primeiro à frente do Flamengo. Antes disso, ele já enfrentou o Furacão no comando do Galo, Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Corinthians.

O retrospecto é equilibrado. Em dez jogos, o Atlético venceu quatro, perdeu quatro e houve dois empates. A única goleada foi no jogo contra o Cruzeiro, em 2003. À exceção dessa partida, os demais duelos foram equilibrados. No ano passado, o Rubro-Negro venceu o Atlético Mineiro de Luxemburgo por 2 a 1, com gols de Bruno Mineiro e Ivan González.

Depois desse jogo, Luxemburgo reconheceu a força do Furacão em seus domínios. “A derrota aqui é normal. Não é uma derrota que você não possa esperar”, afirmou. Em outras ocasiões, o treinador já havia feito referências à participação da torcida atleticana durante os jogos. “O torcedor, para estar 6 a 0 e bater palma é fácil. Estamos jogando uma classificação e não podemos deixar de jogar na nossa casa com a vantagem. Se eu for jogar no Beira-Rio, a torcida abraça o time do Inter. Você vai jogar contra o Atlético Paranaense ou no Recife, a torcida abraça. Conheço a torcida do Atlético (Mineiro) jogando contra o Atlético (Mineiro), então imaginei a torcida sempre junto com o time”, afirmou ele quando ainda dirigia o Galo.

Em 2009, Vanderlei Luxemburgo já havia feito elogios públicos ao apoio incondicional da torcida atleticana ao time. Após o jogo entre Sport e Palmeiras pela Libertadores, o então treinador palmeirense disse: “Não é fácil vencer o Sport aqui, como não é fácil vencer o Atlético na Baixada e o Palmeiras no Palestra”, disse, referindo-se ao apoio do torcedor ao time dono da casa. Em 2005, em entrevista à Revista Playboy, ele citou as torcidas do Corinthians, Santos, Atlético Paranaense e Flamengo como as melhores do país.

Mas a primeira vez em que o técnico enfrentou o Atlético na Arena da Baixada foi tumultuada. Em 2001, ele comandou o Corinthians em um jogo decisivo pela Copa do Brasil. Depois da partida, reclamou de ter sido atingido por objetos arremessados pela torcida. Depois da polêmica gerada pelos comentários, contemporizou: “Aquilo é um detalhe mínimo dentro de um estádio espetacular que é a Arena e é fácil de ser resolvido. No Rio de Janeiro sou Flamengo e no Paraná torço pelo Atlético”, afirmou em 2001, quando dirigia o Corinthians.

Atlético x Luxemburgo na Arena

Campeonato Brasileiro – (15/09/10) – Atlético 2 x 1 Atlético Mineiro
Campeonato Brasileiro – (28/10/09) – Atlético 1 x 1 Santos
Campeonato Brasileiro – (20/06/09) – Atlético 2 x 2 Palmeiras
Campeonato Brasileiro – (31/08/08) – Atlético 1 x 2 Palmeiras
Campeonato Brasileiro – (27/05/07) – Atlético 0 x 1 Santos
Campeonato Brasileiro – (30/08/06) – Atlético 2 x 1 Santos
Campeonato Brasileiro – (15/05/04) – Atlético 1 x 0 Santos
Campeonato Brasileiro – (13/09/03) – Atlético 1 x 4 Cruzeiro
Campeonato Brasileiro – (23/09/01) – Atlético 3 x 2 Corinthians
Copa do Brasil – (23/05/01) – Atlético 0 x 1 Corinthians



Últimas Notícias

Brasileiro

Fazendo contas

Há pouco mais de um mês o Athletico tinha 31 pontos, estava há 5 da zona de rebaixamento e tinha ainda 12 partidas para fazer.…

Notícias

Em ritmo de finados

As mais de 40 mil vozes que acabaram batendo o novo recorde de público no eterno estádio Joaquim Américo não foram suficientes para fazer com…